Sucessor do Audi R8 será “eletrificado”

Audi R8 e-tron

Novo superdesportivo estreará em 2022, em princípio sob a forma de um híbrido plug-in. Isto significa o abandono dos motores atmosféricos.

A Audi vai mesmo avançar com uma terceira geração do R8. A confirmação foi dada pelos homens da Audi Sport. Sabe-se também que a escolha recairá forçosamente num sistema propulsor “eletrificado”. No entanto, ainda está por saber se a marca de Ingolstadt optará por um sistema híbrido plug-in ou por um 100% elétrico, já que ambos são possíveis do ponto de vista técnico. Neste momento, a hipótese mais forte é a de um PHEV, uma vez que recentemente o responsável de desenvolvido da Audi, Hans-Joachim Rothenpieler, disse à Automotive News Europe que os crossover e os SUV serão, para já, os eleitos para alargar a oferta de elétricos da marca. No início deste ano, Hildegrard Wortmann, a responsável de vendas e de marketing, afirmou à Top Gear, referindo-se ao R8, que apesar de ser um ícone da marca, os “ícones do passado não são necessariamente os ícones do futuro. Por isso o sucessor do R8 não será apenas um R8 com um motor elétrico. Precisa de ser um R8 mas diferente”. Isto significa que a Audi não se limitará a replicar a fórmula utilizada no R8 e-tron de 2015 (na imagem).

O novo R8 (resta saber se manterá esse nome…) deverá, aliás, seguir o mesmo sistema do “irmão” Lamborghini Huracán, com o qual deverá continuar a partilhar a plataforma. Neste caso, devido às normas ambientais, estamos a falar da transição para um motor V8 4.0 biturbo, já utilizado no Lamborghini Urus e no Audi RS6, integrado num sistema híbrido plug-in com um ou dois motores elétricos (o que o ajudará a ter um sistema de tração integral quattro) para um débito a rondar os 700 cv. Isto significa um adeus oficial ao V10 atmosférico atualmente ao serviço do R8.

O novo supercarro germânico deverá ser mostrado no decurso do próximo ano e lançado em 2023.

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