Primeiro Lamborghini elétrico terá quatro lugares

Estratégia da eletrificação da Lamborghini

A marca italiana diz ainda que até ao final de 2024 todos os seus modelos serão híbridos plug-in.

A Lamborghini anunciou que eletrificará por completo a sua gama até ao final de 2024, com uma oferta composta na íntegra por modelos híbridos plug-in. Isto significa que os substitutos do Aventador e do Huracán terão versões PHEV, assim como o SUV Urus. Previsto para o final de 2021, o Urus híbrido plug-in deverá partilhar o seu conjunto motopropulsor com o Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid (de base V8), embora se espere que o débito de potência chegue aos 820 cv (mais 140 cv que o seu “irmão”). Na calha está ainda o Urus Sport RS com cerca de 900 cv.

Mas a novidade mais importante dada pelo CEO da Lamborghini, Stephan Wilkelmann, é que em 2025 será lançado o primeiro modelo 100% elétrico da marca italiana. Este modelo terá duas portas com uma configuração de 2+2 lugares. Para já, ainda não está decidido qual será a plataforma a adotar nem o formato da carroçaria. Subsiste a dúvida se terá um formato GT (um sucessor espiritual do Spada), tal como aparenta o modelo debaixo do lençol mostrado durante a apresentação, ou se será um crossover. A “eletrificação” da gama permitirá uma redução das emissões de CO2 na ordem dos 50% em 2024. Para o efeito serão investidos cerca de 1,5 mil milhões de euros. Seguir-se-á o Huracán PHEV em 2023, que na próxima geração deverá trocar o motor V10 por um V8 biturbo.

Apesar desta onda de eletrificação, a continuidade do motor V12 naturalmente aspirado está garantida, em especial no hipercarro Aventador. Este propulsor será integrado num sistema híbrido plug-in e não contará com uma solução de supercondensadores experimentada no Sián. Além disso, fica a promessa que manterá a caraterística sonoridade rouca.

Winkelmann garantiu ainda a continuidade de edições especiais limitadas, sendo que para este ano está previsto um carro com estas caraterísticas e outro para 2023 por ocasião dos 60 anos do emblema de Sant’Ágata Bolognese.

 

Deixe um comentário

*