Skoda não deverá fazer nova Fabia Break

Skoda Fabia Break

Fabricante checo tem outras prioridades, nomeadamente desenvolver os modelos da plataforma MQB A0 do grupo VW.

Tudo parecia encaminhado quando Thomas Schäfer, o CEO da Skoda, em entrevista à Automotive News Europe, confirmou que estaria a ser preparada uma Fabia Break para 2023. Acontece que uma carta enviada aos trabalhadores da marca checa, dada a conhecer pelo Auto.CZ, diz que o projeto foi cancelado, o que significa que a gama da quarta geração do Fabia cingir-se-á à versão de cinco portas. Para justificar o desenvolvimento da nova carrinha do segmento B, o fabricante invoca as normas ambientais Euro 7 (que entrarão em vigor a 1 de janeiro de 2026) e os custos elevados da transição para uma gama “eletrificada”. Além disso, tendo já em catálogo um modelo como o SUV Kamiq, os responsáveis da Skoda acham inapropriado investir numa franja de mercado em declínio como o das carrinhas do segmento B. Aliás, a Fabia Break era efetivamente a sobrevivente entre os modelos da sua espécie, desde que a Renault deixou de produzir a Clio Sport Tourer e a Seat a Ibiza ST. A Fabia Break de terceira geração continuará disponível nalguns mercados até ao final de 2022.

A Skoda prevê lançar um SUV elétrico abaixo do Enyaq iV e outro de igual propulsão de um segmento acima. Além disso, em breve o Enyaq terá a companhia de uma variante de formato Coupé.

Recorde-se que a Skoda foi destacada há poucos dias para assumir a liderança do projeto de desenvolvimento dos modelos mais pequenos de base MQB A0 do grupo Volkswagen. O construtor focar-se-á sobretudo em mercados emergentes. Exemplo desta nova política é o Kushaq, um SUV específico para a Índia que evoluirá a partir de uma adaptação da referida plataforma chamada MQB A0 IN. Até ao final do ano será ainda apresentada o Slavia, uma berlina de formato mais clássico de base idêntica que substituirá o Rapid.

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