Ford prepara Puma ST híbrido

Ford Puma ST Hybrid protótipo

Nova variante, agora “apanhada” Nürburgring, antecipa um modelo mais eficiente, mas também mais potente.

A Ford está a testar um novo Puma ST Hybrid. Esta variante “eletrificada” do SUV foi “apanhada” na pista de Nürburgring (na Alemanha), embora ainda camuflada (fotos Motor1).

Apesar de envergar um logo ST-Line, é percetível que traz elementos estéticos caraterísticos do ST, incluindo o formato dos para-choques, pinças de travão vermelhas e jantes específicas. O autocolante amarelo no para-brisas traseiro confirma de que se trata de um modelo híbrido. A ausência de uma porta de carregamento leva a entender que este será um modelo “mild hybrid” (o mais provável) ou “full hybrid” e não um plug-in. Se no caso da gama convencional do Puma existe em catálogo um motor 1.0 Ecoboost “mild hybrid” MHEV com 125 e 155 cv, o mesmo não se aplica ao ST. O modelo atual tem 200 cv debitados de um motor 1.5 Ecoboost de três cilindros turbo, o que significa que esta nova variante MHEV do “hot” SUV poderá ver a sua potência final aumentada. Garantido é que esta derivação com assistência elétrica contará com uma redução dos consumos e das emissões de CO2.

Caso se confirme a produção deste Puma ST híbrido, esta será a primeira vez que um modelo com selo Ford Performance recebe um motor “eletrificado”. É possível que esta nova versão venha a ser aposta apenas por ocasião do facelift do SUV do segmento B. Recorde-se que em 2022 a M-Sport vai correr no WRC um Puma híbrido plug-in com motor 1.6 a operar a biocombustível e com uma bateria de 3,9 kW a alimentar um motor elétrico de 134 cv.

Deixe um comentário

*