Ford Puma ST traz 200 cv e chassis “apimentado”

Ford Puma ST View Gallery 26 photos

SUV do segmento B ganha nova versão de topo com tratamento Ford Performance.

A Ford apresentou a versão ST do novo Puma, cujas primeiras entregas estão previstas para o final do ano. O SUV do segmento B segue assim as mesmas pisadas do Fiesta ST, com uma versão desportiva desenvolvida com cunho da Ford Performance. O motor é o mesmo 1.5 de três cilindros turbo a gasolina da família Ecoboost que debita 200 cv às 6000 rpm e 320 Nm (mais 30 Nm do que no Fiesta ST), acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Esta configuração permite ao Puma ST acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos (0,2 segundos mais lento do que Fiesta ST) e atingir uma velocidade máxima de 220 km/h (menos 12 km/h face ao utilitário desportivo). Além de contar com apoios mais rígidos (o que lhe permite filtrar melhor as vibrações), o motor Ecoboost beneficia de um sistema de desativação de um cilindro, o que lhe permite poupar nos consumos.

Em opção, com vista ao benefício da performance, o Puma ST pode incorporar um diferencial autoblocante mecânico e uma função “launch control” (integrados no pack Performance), novas molas mais precisas, leves e confortáveis, além de um seletor de modos de velocidade que inclui pela primeira vez um modo Eco num modelo da Ford Performance. Adicionalmente, o SUV de tração dianteira recebeu uma afinação da suspensão traseira com eixo de torção 40% mais rígida face ao Fiesta ST e 50% mais rígida quando comparada com a do Puma normal. Foram também acrescentadas barras estabilizadoras em ambos os eixos (de 24 mm à frente e de 28 mm atrás). Os amortecedores de origem Hitachi são de tubo duplo. Os engenheiros da Ford reprogramaram a direção de modo a melhorar em 25% a rapidez da resposta face ao Puma convencional e aumentaram a dimensão dos travões dianteiros em 17%. O escape também mereceu uma atenção especial com a inclusão de válvulas ativas.

Visualmente, o SUV ganha jantes de 19 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 4S de série. O Puma ST pode ser encomendado em seis cores diferentes, incluindo a tonalidade exclusiva Mean Green. Independentemente disso, o tejadilho, a moldura da grelha, as molduras laterais, as capas dos espelhos e o spoiler traseiro são em preto brilhante.

No interior, encontram-se bancos dianteiros da Recaro, um volante fundo plano e um punho da caixa com logótipo ST. Quando a porta está aberta é projetado o logo ST no chão. Entre o equipamento de série destaque para o para-brisas aquecido, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, função mirror link e carregamento por indução do smartphone.

Deixe um comentário

*