Alpine Ravage vai ser produzido

Alpine Ravage

A110 inspirado no mundo dos ralis do Grupo B terá uma edição limitada.

Algumas vezes, um protótipo ou exemplar único dão tanto que falar que dão origem a um modelo de produção. É o que sucedeu com este Alpine Ravage, um carro de ralis autorizado a andar na estrada que foi construído pela empresa de engenharia Ravage.

O modelo em questão tem como ponto de partida um A110 que foi modificado para se aproximar dos modelos de ralis de grupo B. Para celebrar a sua produção em série, nas novas fotos, o Alpine Ravage posa ao pé do avião a jato Mirage 2000c com decoração igual. As modificações efetuadas na carroçaria passam pela inclusão de materiais mais leves. Assim, os arcos das rodas mais pronunciados e os para-choques, feitos com recurso a CAD e moldes em barro, são em fibra de carbono e alumínio. Deste modo, a “berlinetta” promete uma relação peso/potência de 3,3 kg/cv, melhor do que os 3,8 kg/cv do A110 cv. Novo é também o escape exposto debaixo do para-choques traseiro, ao estilo do Lancia Delta S4, que pode ser especificado em titânio. O Ravage vem equipado também com uma suspensão ajustável de tipo “coilover”. Próprios deste modelo são também as jantes em alumínio forjado de 18 polegadas inspiradas nas Gotti utilizadas nos modelos clássicos de ralis da Alpine da década de 1970. A frente dispõe de faróis amarelos escurecidos, luzes auxiliares em LED de longo alcance da CIBIE e de decorações com o padrão da bandeira francesa. Os pneus são uns Michelin Cup 2 de medida 265 na traseira e de 225 à frente.

Apesar do aparato, o Ravage pode manter o mesmo motor 1.8 de quatro cilindros turbo a debitar os mesmos 292 cv e 320 Nm do A110S de série. Contudo, existe a opção de efetuar modificações no motor para atingir 320 cv e 350 Nm. Estas modificações não deverão, no entanto, contribuir para grandes alterações ao nível das prestações anunciadas para o modelo original. Este Alpine Ravage será produzido pela By Factory – que em 2020 produziu o 308 RC, uma versão preparada e “alargada” do Peugeot 308 GTi. O Alpine deverá custar cerca de 117 mil euros.

Deixe um comentário

*