Suzuki Vitara terá versão “full hybrid” em 2022

Suzuki Vitara

SUV contará com uma nova versão “Strong Hybrid” de 116 cv que combina um motor 1.5 a gasolina com um motor elétrico.

Juntamente com a nova geração do S-Cross, a Suzuki aproveitou o tempo de antena para adiantar que na primavera de 2022 acrescentará à gama Vitara uma versão “full hybrid”. Este sistema intitulado “Strong Hybrid” está disponível com tração dianteira ou integral AllGrip. Em causa está um novo motor 1.5 Dualjet de quatro cilindros turbo a gasolina com 102 cv e 138 Nm que opera em conjunto com um motor elétrico de 24 kW/33 cv e 60 Nm. O débito total de potência do sistema autorecarregável e que conta com um sistema de recuperação de energia na travagem, que é gerido por uma caixa robotizada de seis velocidades, é de 116 cv. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 0,84 kWh de capacidade. A autonomia elétrica do sistema não foi especificada. Estão disponíveis os modos de condução Standard e Eco. A velocidade máxima é de 180 km/h e o consumo oscila entre 4,7 e 6 l/100 km. Trata-se, basicamente, de um sistema que já está disponível na Toyota Corolla Hybrid Touring Sports e no “gémeo” Suzuki Swace.

Este Suzuki Strong Hybrid estará disponível em dois níveis de equipamento (Comfort e Comfort+). O Comfort inclui sistema de som com ligação ao smartphone, ar condicionado automático, faróis em LED, travagem ativa de emergência, aviso de saída de faixa com intervenção na direção, detetor de fadiga e de sinais de trânsito, aviso de ângulo morto, assistência ao estacionamento e câmara de marcha-atrás.

Recorde-se que o Vitara (na imagem) está disponível até agora com um sistema “mild hybrid” com base num motor 1.4 a gasolina com 129 cv e 235 Nm.

Além do Vitara, o sistema Strong Hybrid será também uma aposta no S-Cross no decurso do próximo ano.

Deixe um comentário

*