Concept XM abre caminho para um novo modelo de produção híbrido para 2022.
Em 1978, a BMW apresentou o seu primeiro modelo M, o M1 – um desportivo de motoro central com motor 3.5 de seis cilindros em linha a debitar 274 cv e 329 Nm. Agora, mais de 40 anos depois, chega o protótipo próximo da produção que antecipa o seu segundo M, o Concept XM. O novo modelo é tecnicamente muito diferente do M1. Em causa está um SUV híbrido plug-in, com base num motor V8 4.4 biturbo a gasolina, que apresenta um débito total de 750 cv e 1000 Nm – o que faz dele o M mais potente da atualidade (com mais 240 cv que os atuais M mais “espigados”). O XM (nome que será utilizado pela marca bávara com permissão da Citroën) é capaz de viajar até 48 km em modo elétrico, graças a um novo sistema M Hybrid que se apoia numa bateria com mais de 20 kWh de capacidade. O XM Concept foi apresentado em Miami (Florida, EUA), deixando antever que o mercado norte-americano é o alvo principal desta proposta. A versão final tem estreia prevista para o próximo ano e só deverá ser comercializado a partir do verão de 2023. Será produzido em Spartanburg, na Carolina do Sul. Este SUV de formato coupé, posicionar-se-á acima do X7, apesar de não dever fugir muito às dimensões deste. A nova proposta de topo bávara vem concorrer com rivais de peso como o Audi RS Q8, Porsche Cayenne Coupé Turbo S E-Hybrid ou o Range Rover Sport SVR.
Esteticamente, o XM entra num novo território na BMW. Este protótipo vem pintado em dois tons, Space Grey na zona inferior e dourado mate na parte superior. Na dianteira há uma abordagem diferente da grelha de duplo rim, com um contorno iluminado, acompanhada por luzes diurnas bipartidas. Destaque também para as jantes de 23 polegadas e quatro ponteiras de escape hexagonais. Esta modelo vem ainda equipado com farolins afilados em LED em forma de L que se prolongam para fora da tampa da mala até aos para-lamas traseiros e com um vidro traseiro que possui um desenho uma forma de cunha a mostrar duas rodelas BMW gravadas em cada canto do vidro – um pormenor alusivo ao M1. Espera-se que o XM conte com uma suspensão de triângulos sobrepostos na dianteira e com cinco braços na traseira – com amortecimento controlado eletronicamente e pneumático. No menu deverá estar ainda um sistema de quatro rodas direcionais.
Por dentro, o XM é igualmente um passo à frente, combinando revestimentos em couro castanho, elementos em fibra de carbono e acobreados. Ao centro está a versão mais recente do sistema iDrive, que é projetado num ecrã curvo de grandes dimensões. A segunda fila de tem um aspeto estilo lounge para dois ocupantes, com um banco de veludo bordado com padrão acolchoado em forma de diamante na cor azul mar. O forro do tejadilho apresenta um formato tridimensional e é totalmente iluminado em LED. Este é combinado com a luz ambiente nas três cores da BMW M.