Desportivo, pick-up, monovolume são um pouco distópicos, mas o crossover pode abrir caminho para o próximo modelo “zero emissões” a desvendar já em 2022.
A Nissan apresentou um plano ambicioso que prevê o lançamento de 23 modelos “eletrificados” até 2030. Desse calendário constam 15 modelos 100% elétricos. Para reforçar este compromisso, a marca japonesa apresentou quatro protótipos “zero emissões” que podem dão algumas pistas do futuro. Estes concept cars são um desportivo chamado Max-Out (na imagem principal), a pick-up Surf-Out, o monovolume Hang-Out e o crossover Chill-Out.
Este último Chill-Out é o cabeça-de-cartaz e parece remeter para o elétrico que será revelado em 2022 e produzido em Sunderland (no Reino Unido). Ao que tudo indica, este modelo do segmento B, ainda sem nome final, será o substituto do Leaf. Na sua base estará a plataforma CMF-EV, a mesma utilizada no SUV Ariya. Esta novidade recorrerá também a uma configuração de dois motores (um por eixo), com o sistema e-4ORCE. Pelo que se percebe, apesar de neste “show car” não haver volante nem pedais (dando mostras de ser dotado de um sistema de condução autónoma), o novo crossover elétrico terá um interior minimalista.
Já os outros três protótipos apontam sobretudo não só para exercícios de estilo, como para inovações no que diz respeito a nova tecnologia de baterias, que permitirão aos condutores adaptar o hardware de acordo com as suas necessidades. Este trio é proposto figurativamente com baterias em estado sólido integradas numa plataforma tipo “skate” (ver última imagem). Esta estrutura encaixa uma dupla de motores, possui um centro de gravidade baixo e promete uma distribuição de peso ideal. O objetivo do fabricante é reduzir os custos das baterias em 65% até 2028, altura em que prevê introduzir no mercado as baterias em estado sólido. O desportivo Max-Out é um “drop-top” que promete um comportamento envolvente, devido ao reduzido rolamento da carroçaria, sem beliscar o conforto. A juntar a isso, o banco do “pendura” pode ser rebatido na íntegra para maximizar o espaço interior. Já o Surf-Out é uma pick-up elétrica concebida para rolar em qualquer tipo de piso. Por fim, o Hang-Out é uma espécie de sala da estar com rodas, com um piso plano e bancos estilo cinema.
O plano da Nissan prevê ainda que o sistema de condução semiautónoma ProPilot esteja disponível em 2,5 milhões de carros até 2026 (altura em que estima que 75% das suas vendas na Europa seja de modelos “eletrificados” com tecnologia E-Power) e que os sensores LiDar cheguem a quase todos os carros até ao final da presente década. Os japoneses traçaram ainda a meta de chegar à neutralidade carbónica até 2050.