Toyota terá plataforma específica para eletrificados europeus

Toyota bZ4X

A base E3 servirá tanto para híbridos convencionais, plug-in e 100% elétricos.

A Toyota está a trabalhar numa nova plataforma que servirá de base exclusivamente para modelos “eletrificados” a lançar no mercado europeu. A nova base chamada E3, confirmada por Matt Harrison, o CEO da Toyota Motor Europe, será utilizada tanto em modelos “full hybrid”, como em híbridos plug-in e propostas 100% elétricas. Esta plataforma modular multienergia permitirá possibilitará, portanto, ter vários graus de “eletrificação” no mesmo modelo – algo similar ao que o grupo Kia/Hyundai tem feito nalguns dos seus modelos mais recentes. Esta plataforma E3 não deverá ser confundida com a e-TNGA, que serve exclusivamente para modelos 100% elétricos, tais como o recém-mostrado SUV Toyota bZ4X (na imagem). Em vez disso, a base E3 (referente a Emotion, Engagement e Energy) conjuga elementos da e-TNGA e da plataforma global para compactos GA-C, que é utilizada em diferentes gamas atuais, nomeadamente o C-HR, Corolla, Prius, Corolla Cross e Lexus UX. A E3 será utilizada em modelos a produzir nas fábricas no Reino Unido e Turquia. Os primeiros frutos desta estrutura chegarão ao mercado na segunda metade da presente década.

O objetivo da Toyota é ter os modelos totalmente elétricos representem cerca de 50% das vendas na Europa ocidental até 2030. A ambição da marca japonesa no Velho Continente é ter uma gama livre de emissões de CO2 até 2035. Para tal, irá apoiar-se não só em propostas “zero emissões” como a hidrogénio.

Há poucos dias, a Toyota anunciou uma parceria com o construtor chinês BYD com vista à construção de um carro elétrico de produção chinesa com um preço a começar nos 27 mil euros. Este carro será aposta na China, mas também poderá vir a estar disponível na Europa.

Deixe um comentário

*