Ford mostra Puma Hybrid Rally1 em ação

Ford Puma Rally1

Novo modelo híbrido da M-Sport vai estrear-se no início do ano no Rali de Monte Carlo.

Depois de estrear um protótipo no Festival de Goodwood em julho passado, a Ford mostrou pela primeira vez o Puma Hybrid Rally1 em ação a poucas semanas da sua estreia oficial no Rali de Monte Carlo. O modelo desenvolvido pela M-Sport para a nova era híbrida do Campeonato do Mundo de Ralis, que substituirá o Fiesta WRC após 10 anos de atividade na competição, exibiu-se na Roménia “estragando” a festa da comemoração de 1 milhão de unidades nas instalações da fábrica de Craiova da Ford. Simbolicamente o carro “1 milhão” foi um Puma ST-Line na cor Desert Island Blue. Inaugurada em 2009, esta fábrica já produziu a Transit Connect, o B-Max, o Ecosport e o Puma.

A Ford quer aproveitar a mudança de regulamento, que inclui novos carros “eletrificados”, para se aproximar do domínio dos últimos anos da Toyota e da Hyundai. Os novos Rally1 conjugam um motor 1.6 de quatro cilindros turbo de aproximadamente 300 cv com um motor elétrico de 136 cv. Este módulo híbrido (bateria/motor) acrescenta 95 kg ao carro. O sistema híbrido plug-in será utilizado sobretudo em percursos de ligação entre especiais ou nas zonas de assistência, nas quais a utilização do modo 100% elétrico é obrigatório. Contudo, durante as próprias especiais o piloto tem à sua disposição um “overboost” providenciado pelo sistema, com a duração máxima de três segundos. As baterias de 3,9 kWh de capacidade demoram cerca de 25 minutos a carregar nas zonas de assistência ou podem ir carregando através da recuperação de energia da travagem. O sistema de energia arrefecido a água e a ar possui proteções especiais. A temporada de 2022 do WRC trará ainda novos combustíveis sintéticos e de origem biológica.

Na nova temporada, a equipa britânica conta como pilotos com o irlandês Craig Breen e com o francês Andrien Formaux. Subsistem neste momento rumores que o recordista de títulos mundiais desta competição, Sébastien Loeb, poderá ser ocupar um terceiro carro. Entretanto, a Ford/M-Sport já se comprometeu a competir no WRC nos próximos três anos. A Ford/M-Sport venceu o seu último título no WRC em 2018 na altura pelas mãos de Sébastien Ogier.

Deixe um comentário

*