Porsche revela detalhes acerca do protótipo de Le Mans

Teaser do portótipo de Le Mans da Porsche

Felipe Nasr e Dane Cameron serão os pilotos do programa LMDh de 2023.

A Porsche Motorsport mostrou as primeiras imagens do protótipo LMDh, ainda camuflado, cujo chassis está a ser desenvolvido em colaboração com a Multimatic. Os alemães aproveitaram para confirmar que neste programa do regresso ao WEC, que acontecerá em parceria com a equipa Penske, contará com os pilotos de fábrica Dane Cameron e Felipe Nasr. O primeiro é um norte-americano de 33 anos que venceu o IMSA WeatherTech SportsCar Championship DPi de 2019 com Juan-Pablo Montoya na Acura Penske. Já Nasr é um brasileiro que passou pela F1 em 2015/16 ao serviço da Sauber, tendo sido campeão no IMSA em 2018 e 2021. Ao leme neste regresso a Le Mans estará Urs Kuratle, um suíço que passou pela BMW Sauber e que já geriu o programa LMP1 da Porsche. Em 2023, o protótipo LMDh da Porsche Penske Motorsport competirá no WEC e no IMSA. Esta será a primeira vez em mais de 30 anos que será possível lutar pelo triunfo em circuitos lendários como Le Mans, Sebring e Daytona com carros de construção similar.

Efetivamente, este protótipo, que é feito com base num chassis LMP2, parece ter um aspeto mais convencional quando comparado com o dos Hypercar. O modelo, para já sem nome e ainda muito camuflado, é inspirado no 956 Grupo C, que conquistou as 24 Horas de Le Mans por quatro ocasiões. Visto mais ao pormenor, a tira contínua em LED na parte superior do difusor traseiro faz eco de propostas de estrada mais recentes como o 911 e o Taycan. Face o primeiro desenho mostrado no final do ano passado, destaca-se ainda o spoiler traseiro ligeiramente posicionado mais abaixo, à altura do motor. Por sua vez, os arcos das rodas arredondados parecem remeter para o 919 Evo. A frente contará com óticas quadripartidas e um “nariz” muito baixo. Já o motor ainda não foi confirmado.

O primeiro “shakedown” do Porsche LMDh será em janeiro de 2022, antes de arrancar para um batalhão de testes. O carro será a partir daí desenvolvido em conjunto com as equipas-cliente, uma vez que o carro estará disponível para venda para “gentlemen drivers”.

Deixe um comentário

*