Porsche junta-se à Penske para o regresso a Le Mans

Porsche LMDh View Gallery 3 photos

Alemães vão unir esforços com a equipa norte-americana para desenvolver o novo modelo da categoria LMH que entrará no WEC em 2023.

A Porsche assinou um acordo com a equipa norte-americana Penske com vista ao desenvolvimento do novo modelo que correrá as 24 Horas de Le Mans em 2023. Este regresso dos alemães com estatuto de equipa de fábrica ao mais alto nível será na recém-criada categoria LMDh, uma classe com Balance of Performance, de custos mais baixos face à dos hipercarros (na qual já corre a Toyota – aliás, a primeira corrida foi em Spa Francorchamps no passado fim de semana), cujos chassis evoluirão dos atuais LMP2. Além do WEC, a nova equipa correrá no campeonato americano de resistência, o IMSA, que inclui míticas provas como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring. A Porsche prevê correr com pelo menos quatro carros de fábrica LMDh. Contudo, a marca de Zuffenhausen aproveitou ainda a ocasião para anunciar que fornecerá carros a clientes a partir de 2023. Os novos protótipos híbridos pesaram cerca de 1 tonelada e contarão com cerca de 680 cv de potência. A Porsche fornecerá o motor a combustão e o design da carroçaria. Entre os LMDh, a Porsche medirá forças com a Audi, um histórico rival em Le Mans.

As parcerias entre Porsche e a Penske remontam ao início da década de 1970, altura em que o 917/10 e o 917/30 disputaram a Can-Am. Mais recentemente, a Penske venceu vários títulos com o Porsche RS Spyder LMP2 na American Le Mans Series entre 2006 e 2008 (incluindo em Sebring).

Recorde-se que a Porsche é o construtor mais bem-sucedido de sempre em Le Mans, com 19 triunfos na emblemática prova de resistência francesa – um ciclo que começou com o 917 em 1970. Por seu turno, a Penske venceu as 500 Milhas de Indianapolis por 18 ocasiões, nunca tendo triunfado em Le Mans – apesar de conquistas no Indycar, Nascar e até na F1.

Deixe um comentário

*