Toyota vai revelar novo GRMN Yaris no início do ano

Toyota GRMN Yaris protótipo

“Pocket rocket” de edição limitada contará com um motor de 272 cv e 390 Nm, novos diferenciais e componentes em plástico reforçado a fibra de carbono.

A Toyota está a poucas semanas de mostrar o novo GRMN Yaris. Segundo a revista Mag-X, o novo modelo fará a sua estreia no Tokyo Auto Salon, que se realizará de 14 a 16 de janeiro no Japão. As encomendas deverão abrir no Japão em meados de fevereiro através de um método de sorteio. Este “pocket rocket” com edição limitada a 500 unidades começará a ser produzido em julho de 2022 (e não no início de 2023, como foi reportado inicialmente) e integrará a gama durante um ano e meio. Esta versão de topo GRMN (na imagem, ainda em testes) contará com três variantes das quais farão parte um modelo “base”, um “Circuit Package” mais orientado para pista e um “Rally Package”, similar ao GR Yaris “RC” atualmente disponível no Japão (com travões mais pequenos, pneus e jantes específicas de 15 polegadas, suspensão reconfigurada e mais “despido” no interior).

Esta versão GRMN contará com o mesmo motor do GR Yaris, ou seja, um 1.6 de três cilindros turbo acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e tração integral permanente e variável GR4. O novo GRMN terá 272 cv e 390 Nm (mais 11 cv e 30 Nm que o GR Yaris “europeu”), ficando reservada a configuração com 300 cv desse motor para o futuro GR Corolla. A acompanhar este motor mais potente estará uma transmissão reprogramada com passagens de caixa mais rápidas, uma embraiagem reforçada e diferenciais mecânicos em substituição do diferencial de tipo Torsen do GR Yaris – uma opção já disponível no catálogo GR Parts no Japão. Outro “plus” deste GRMN é que será 30 kg mais leve que o GR Yaris, atingindo os 1250 kg. Na configuração mais equipada Circuit Package o peso sobe para 1260 kg, embora não tenha bancos atrás e recorra a novas peças em plástico reforçado a fibra de carbono. O GRMN é também 10 mm mais largo que o GR e a sua suspensão é 10 mm mais baixa. Para aumentar a rigidez da carroçaria, foram acrescentados mais 545 pontos de soldagem.

O GRMN estará disponível em quatro cores exteriores: Platinum White, Precious Black e Emotional Red (já disponíveis no GR Yaris), a que se junta a nova tonalidade Grey M Matter, limitada a 50 unidades. Os clientes terão acesso a um programa personalizado específico, no qual é avaliado o estilo e capacidade de condução, para que possam ser efetuadas afinações de hardware e software no carro. Meses depois, existirá uma opção de atualização de software pago para estes clientes, possibilitando “mexer” no sistema propulsor com base na informação recolhida.

Deixe um comentário

*