Mazda patenteia motor rotativo híbrido para novo RX

Patente Mazda

Coupé híbrido de tração traseira deverá ser feito com base na nova plataforma Large Architecture.

A Mazda registou uma série de patentes no Japão e na Europa que mostram um motor rotativo com assistência elétrica. Este registo, publicado pelo Hatena Blog, reaviva os rumores de que a marca de Hiroshima estará a trabalhar num novo desportivo de tração traseira. O modelo em questão será feito a partir da nova plataforma Large Architecture e poderá ser um sucessor do RX-8, descontinuado em 2012, precisamente o último modelo da marca a utilizar o motor rotativo.

A nova patente mostra um novo motor Wankel de três rotores, mais um do que foi utilizado no RX-8. Este motor surge integrado num sistema híbrido, o que permitirá um débito de potência acima dos 232 cv do RX-8. As imagens mostram também uma nova caixa “transaxle”, desenhada para ajudar numa melhor distribuição de peso. Nesta aplicação a potência do motor é transferida através de uma caixa posiciona no eixo traseiro através. O motor em questão deverá ser um novo seis cilindros em linha turbo que estará disponível em versões “mild hybrid” de 48V e plug-in. Numa das imagens é possível ver a silhueta de um carro de capot alongado, com três portas e com chassis em alumínio parecido com o RX-Vision de 2015, que poderá apontar para o modelo de produção (quem sabe, chamado RX-9) a estrear esta configuração.

Recorde-se que o regresso do motor rotativo vem sido falada desde que foi mostrado o RX-Vision. Este motor voltou a estar em cima da mesa como extensor de autonomia do SUV MX-30 – uma ideia, entretanto, abandonada.

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