Subaru apresenta hipercarro elétrico STI E-RA com 1088 cv

Subaru STI E-RA Concept

Novo modelo de competição promete bater o recorde da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring em menos de 6 minutos e 40 segundos.

A divisão de competição Subaru Tecnica International trouxe à edição deste ano do Tokyo Auto Salon dois protótipos. O mais relevante é por ventura o STI E-RA (Electric Record Attempt), um projeto que aponta para um futuro STI para pista. Este hipercarro vem munido de quatro motores (um por roda) desenvolvidos pela Yamaha, o que permite um débito total de 800 kW/1088 cv. Este modelo de tração às quatro rodas é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 60 kWh de capacidade. Este sistema 4×4 é feito a pensar nos regulamentos da futura competição FIA E-GT que entrará em ação em 2023 – sendo a Subaru uma das interessadas a integrar a grelha de partida.

A nível de prestações, a Subaru não faz por menos, dizendo que veremos o STI E-RA no circuito de Nürburgring, na Alemanha, a partir de 2023, com a promessa de bater o recorde da volta mais rápida entre os modelos elétricos, com um tempo inferior a 6 minutos e 40 segundos. O registo recordista, obtido em 2019, pertence atualmente ao Tesla Model S Plaid, com 7 minutos 30,909 segundos. O concept vem munido de uma tecnologia de vectorização de binário que recebe informação recolhida por sensores específicos que detetam a velocidade do carro e das rodas, do ângulo da direção, forças G, pressão dos travões e carga no volante, para determinar qual a melhor forma de conduzir e aplicar força de travagem em cada roda. A nível estético, destaque para os faróis com luzes diurnas em LED integradas, lábio dianteiro maior, aberturas nos arcos das rodas para otimizar a prestação aerodinâmica, entrada de ar de grandes dimensões no tejadilho, difusor traseiro sobredimensionado e uma enorme asa traseira.

Juntamente com o STI E-RA, a Subaru trouxe ao evento um Solterra STI concept (ver últimas três fotos), uma versão de vestes desportivas do SUV elétrico. Este protótipo traz um spoiler no tejadilho, um novo difusor traseiro, saias laterais alongadas e um lábio dianteiro mais pronunciado, entre outros. O Solterra mantem os 218 cv na versão 4×4 (com um motor por eixo), prometendo cerca de 460 km de autonomia da versão de produção.

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