Cizeta vai regressar com motor V16 quad-turbo

Render do novo Cizeta

Supercarro terá uma segunda vida pela mão de um empresário italiano.

Entre o manancial de supercarros lançados entre o final dos anos 1980 e 90, além dos inesquecíveis Ferrari F40, Porsche 959 ou o Bugatti EB110, surgiram algumas propostas de pequenas start-ups como a Vector ou a Cizeta. Esta última brindou-nos com o único projeto, o V16T, que foi um dos carros mais “extremos” do seu tempo. Este supercarro tinha um motor de 16 cilindros, 64 válvulas, mais de 500 cv de potência e como imagem de marca os quatro faróis retráteis. Foram apenas produzidas 12 unidades, uma delas para o Sultão do Brunei. Agora há uma empresa que confirmou a compra dos direitos da Cizeta, com o objetivo de regressar à atividade.

O EMA Group, sediado em Frankfurt (Alemanha), embora liderado pelo empresário italiano Antonio Mandelli, até já criou um site sobre o novo carro, embora apenas com a mensagem “o sonho está de regresso”. Mandelli está apenas a aguardar o aval do designer do carro original Marcello Gandini, para poder avançar com o novo Cizeta. Já sem contar com a colaboração do produtor musical Giorgio Moroder, este carro será na realidade uma evolução do projeto inicial, incluindo o motor V16 6.0 (que, na realidade são dois V8 3.0 juntos). Apesar disso, está previsto que possam ser incluídos quatro turbos nesse motor que será produzido por um fornecedor da F1, para um débito previsivelmente superior a 1000 cv, e que surgirá acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Isso permitirá que o novo supercarro possa ser muito mais rápido que V16T de 1991, que ainda assim era capaz de 0-100 km/h em 3,4 segundos e atingir 328 km/h – valores hoje abaixo do Lamborghini Huracán Evo. O novo carro, que já está em desenvolvimento, já existindo alguns protótipos, segundo avançam os australianos da Carsales, terá uma monocoque em fibra de carbono em vez de um chassis “space frame” tubular em aço.

A única imagem que há neste momento é um esboço gerado por computador, na qual é percetível que algumas das formas foram suavizadas e que os faróis retráteis foram retirados da equação.

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