Jaguar terá nova plataforma para fazer elétricos “upmarket”

Sketch oficial do Jaguar I-Pace

A marca britânica prepara-se para uma reformulação profunda da gama, cujo único sobrevivente será o I-Pace.

A Jaguar vai reconfigurar por completo a sua gama na próxima era de eletrificação pura. Segundo o patrão da Jaguar Land Rover, Thierry Bolloré a marca adotará uma nova plataforma chamada Panthera para fazer uma nova vaga de modelos “zero emissões” de ambições “upmarket”. Isto implica que a Jaguar terá a sua própria plataforma “lightweight” em todos os novos modelos a lançar a partir de 2025, e que não utilizará a MLA do novo Range Rover nem a EMA dos modelos mais pequenos da Land Rover.

O único sobrevivente nesta “sangria”, no âmbito do plano “Reimagine”, será o crossover elétrico I-Pace (imagem). Esta medida implica que o F-Type, os SUV F-Pace e E-Pace e as berlinas XE, XF (que possui uma variante carrinha Sportbrake) e XJ não terá sucessão. Este novo plano já fez, inclusivamente, vítimas em modelos que estavam a ser desenvolvidos, mas que não irão avançar. Estamos a falar do XJ elétrico, um potencial rival do Mercedes-Benz EQS, e do SUV de topo J-Pace.

Segundo a Autocar, a equipa de designers da JLR, liderada por Gerry McGovern, já desenhou os próximos modelos que, segundo Bolloré, serão “carros de luxo verdadeiramente modernos, originais em estilo e design, na vanguarda da tecnologia e sofisticação”. Sobre essa gama totalmente nova pouco se sabe, apenas que não terá mais nenhum SUV além do I-Pace. O objetivo é colocar no mercado propostas verdadeiramente originais, com um “posicionamento único”, que não sejam apenas meras alternativas aos rivais premium do costume.

Deixe um comentário

*