Porsche V8 é uma história de amor com 45 anos

Porsche V8 45 anos

Num novo vídeo, a marca de Zuffenhausen recorda alguns dos seus modelos mais emblemáticos.

A Porsche aproveitou a comemoração do dia dos namorados para juntar alguns dos modelos com motor V8 lançados nos últimos 45 anos. Esta história de amor começou com o 928, equipado com um motor 4.5 de 240 cv, que foi mostrado no Salão de Genebra de 1977 e que venceu o prémio COTY no seguinte – aliás, este modelo, que vendeu mais de 61 mil unidades, foi primeiro e único desportivo a alcançar tal distinção.

Outro modelo de motor V8 que representou um marco na história do fabricante de Zuffenhausen foi o Cayenne, um SUV lançado em 2002. Inicialmente disponível em versões até 550 cv, o modelo de cariz mais familiar tem hoje como uma das principais referências o Cayenne Turbo GT de 640 cv, o SUV atualmente detentor do recorde da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring. É também impossível esquecer o Panamera (inclusivamente na sua versão híbrida) e o primeiro hipercarro moderno da marca alemã, o 918 Spyder, que apoiado por um motor elétrico possui perto de 900 cv que lhe permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos.

A relação da Porsche com o motor V8 tem também reflexo no mundo da competição. No início deste século, um Cayenne S com motor de oito cilindros foi utilizado no TransSyberia Rally e o RS Spyder venceu na sua classe em Sebring e em Le Mans. O futuro deste motor continuará a passar com as pistas, estando previsto para 2023 um hipercarro que será integrado na nova categoria LMDh, neste caso integrado num módulo híbrido.

Deixe um comentário

*