Porsche 928 conduzido por Tom Cruise vai a leilão

Porsche 928

Exemplar utilizado no filme “Risky Business” poderá bater um novo recorde.

O cinema eterniza muitos atores, mas também muitos carros. É o caso deste Porsche 928, um dos muitos utilizados no filme “Risky Business” (em português “Negócio Arriscado”) de 1983. Este modelo conduzido em quase todas as cenas, incluindo uma perseguição (mas não aquela em que acaba dentro do lago Michigan…), pelo então jovem Tom Cruise num dos seus primeiros papéis. Aliás, reza a história que este terá sido o carro com que o ator terá aprendido a conduzir com caixa manual. Após a aparição no referido filme, este 928 foi estrela em “The Quest for the RB928”, um documentário sobre o realizador Lewis Johnsen a tentar encontrar o carro. Além disso, esta unidade esteve em exposição por diversas ocasiões, incluindo na Porsche Cars North America e na “Porsche Effect Exhibit” no Petersen Automotive Museum.

Apesar de não ter o peso de outros modelos na história da Porsche, o 928 é um clássico contemporâneo bastante desejado, sobretudo porque os preços nunca dispararam. Como tal, é possível encontrar alguns exemplares deste gran turismo em bom estado de conservação por valores acessíveis ao comum dos mortais. A exceção será certamente esta unidade, considerada por muitos como o 928 mais famoso do mundo. Este modelo que se encontra num excelente estado de conservação, tal como as imagens documentam, mantem a configuração original (com exterior dourado– embora seja quase certo que o carro tenha saído de fábrica pintado de verde – e interior em couro castanho).

O modelo fabricado em 1979 com o VIN 9289201213 vinha equipado com um motor V8 4.7 com 240 cv. Será leiloado em Houston (nos EUA) pela Barrett-Jackson no próximo mês de setembro. Estima-se que esteja em perspetiva um novo valor recorde – atualmente cifrado nos 253 mil euros por 928 Club Sport que pertenceu a Derek Bell.

Deixe um comentário

*