Dupla de protótipos “esquecidos” da Lotus está à venda

Lotus Etna e M200 Speedster

Etna e M200 Speedster datam de 1984 e 1991, respetivamente.

O concessionário holandês especialista em modelos “vintage” Metropole Classics tem neste momento dois protótipos (“esquecidos”, embora funcionais) da Lotus à venda, o Etna e o M200. Esta dupla já passou pelas mãos de vários proprietários ao longo dos anos.

O primeiro é de 1984, foi desenhado por Giorgetto Giugiaro e pretendia projetar um supercarro de motor central. Feito com base na primeira geração do Esprit, este modelo originalmente estreado no British Motor Show tinha uma secção superior totalmente transparente feita em acrílico Perspex e contava com um motor V8 4.0 (Type 909, derivado da Fórmula 1) de 340 cv. O Etna distingue-se por diversas inovações técnicas, nomeadamente a suspensão pilotada e o sistema ativo de insonorização do interior. A Lotus desistiu da ideia de produzir o Etna em 1986 quando foi comprada pela General Motors, devido a dificuldades financeiras. Em 2001, o protótipo foi leiloado. Depois disso foi restaurado, após ter ficado com os vidros partidos durante o transporte num reboque. De certa forma, o Etna abriu caminho para o Esprit que acabou por adotar um motor V8 em 1996 embora com 3.5 de cilindrada.

Já o M200, nascido em 1991, é um speedster feito a partir do roadster Elan M100 (de 1989), que tinha o objetivo de tornar o conceito ainda mais radical. Este concept, que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, tinha dois pequenos defletores a fazerem a vez para-brisas e não tinham qualquer vidro ou tejadilho. A juntar a isso, o construtor optou por faróis convencionais em detrimento de uma solução retrátil, mas também uma asa traseira. Já o interior era inspirado nos fatos de mergulho. O motor era um 1.6 turbo de quatro cilindros em linha de origem Isuzu a debitar 162 cv, acoplado a uma caixa manual. A marca britânica ainda começou a construir um M200 com base num Elan que foi devolvido por um cliente. Esse carro foi emprestado à Automobile Association para fins promocionais, mas a falta de manutenção regular acabou por a deterioração do carro. Algum tempo depois, o M200 foi arrematado num leilão por um distribuidor da Lotus chamado Paul Matty que o restaurou. Na mesma altura, Matty conseguiu juntar o Etna à sua coleção. Depois vendeu esta dupla ao colecionador holandês Olav Glasius que cuidou deles durante alguns anos. Em 2012, a coleção de Glasius foi leiloada pela Bonhams, mas nem o Etna nem o M200 mudaram de dono na altura. Agora, a dupla está disponível por 125 mil euros.

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