Fiat anuncia versões híbridas do 500X e do Tipo

Fiat Tipo Cross SW Hybrid e 500X Hybrid

SUV e pequeno familiar ganham variante “mild hybrid” de 130 cv.

A Fiat vai apostar nas variantes Hybrid nas gamas 500X e Tipo. Estas motorizações “mild hybrid” de 48V, estarão disponíveis para encomenda ainda este mês e deverão chegar aos concessionários em meados de abril. Com caraterísticas semelhantes às E-Hybrid anunciadas há poucas semanas nos Jeep Compass e Renegade, os novos Fiat híbridos permitirão reduzir consumos e emissões de CO2.

O sistema híbrido destas novas versões conjuga um motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina Firefly de 130 cv e 240 Nm e um motor elétrico de 20 cv e 55 Nm. A potência é distribuída nas rodas dianteiras através de uma nova caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Segundo o fabricante, este sistema possibilita que o motor térmico esteja desligado até 47% do tempo num percurso misto e até 62% em cidade. Este sistema possibilita arrancar, fazer manobras e até conduzir em determinadas situações em modo 100% elétrico, contando para o efeito com um sistema de recuperação de energia durante as travagens e desacelerações. Os resultados práticos são uma redução de 0,3 l/100 km face ao Diesel 1.6 em ciclo urbano, para uma média de 4,7 l/100 km no Tipo Hybrid e de 5,1 no 500X. No caso do 500X Hybrid há menos 11% de CO2 emitido comparativamente com o 1.3 a gasolina (que com a chegada da versão híbrida sai da gama do SUV). O Tipo Hybrid anuncia 0-100 km/h em 9 segundos e o 500X Hybrid cumpre a mesma tarefa em 9,4 segundos.

Esteticamente, estas versões diferenciam-se pelo logótipo na traseira. O 500X Hybrid já incorpora o novo logótipo da Fiat na grelha. Já o Tipo Hybrid também está disponível no novo formato de carroçaria SW Cross. Além disso, ambos os modelos podem ser encomendados na nova versão (RED) que conta com a cor exterior Passione Red, interior em preto com detalhes em vermelho e logos específicos.

A Fiat pretende eletrificar toda a sua gama. É possível que além do híbrido de base 1.5 venha a ser aposta uma versão Hybrid de base 1.0 para o 500X. Na gama Tipo, o motor 1.0 turbo também deverá ser substituído por uma versão Hybrid 1.0.

Deixe um comentário

*