Ford desvenda nova Ranger Raptor

Ford Ranger Raptor

Pick-up como selo Ford Performance traz novo motor V6 biturbo de 288 cv.

A Ford mostrou a nova geração da Ranger Raptor, que será lançada na Europa no final do próximo verão. A pick-up desenvolvida pela divisão desportiva Ford Performance prescinde do motor 2.0 biturbodiesel de 213 cv da geração anterior (que ainda assim estará disponível mais tarde nalguns mercados) em troca de um V6 3.0 biturbo Ecoboost a gasolina com 288 cv e 491 Nm – já conhecido do Explorer ST e do Bronco Raptor. Este motor vem equipado com um sistema “anti-lag”, que retarda a resposta do turbo, herdada do Ford GT e Focus ST. Neste caso, os turbos continuam a funcionar até três segundos após pedal do acelerador ser libertado, o que permite uma reação mais rápida quando for necessário acelerar novamente. Além disso, a caixa automática de dez velocidades tem à disposição sete modos de condução: Normal, Sport, Slippery, Rock Crawl, Sand, Mud/Ruts e Baja. Estas mudanças possibilitaram que a pick-up se tornasse um minuto mais rápida na pista “off-road” de 10 km que a marca possui na Austrália. A complementar as alterações mecânicas há novos diferenciais eletrónicos traseiros em substituição de um mecânico. A sonoridade emitida do escape com válvulas ativas depende do modo selecionado, sendo possível eleger entre Baja, Sport, Normal e Quiet.

Este “monstro” de TT conta com um chassis reforçado no pilar C, na zona de carga e na zona do pneu suplente. A isso junta amortecedores Fox 2.5 com menos fricção, suspensão com um curso 25% superior, com braços superiores e inferiores em alumínio, além de um paralelogramo de Watt atualizado no eixo posterior. Por fora, destaque para os detalhes em preto, decorações específicas, arcos das rodas com proteções em preto e para o nome Raptor inscrito na grelha dianteira. A isso junta pneus de fora de estrada especialmente desenvolvidos para a Raptor e jantes de 17 polegadas, assim como entradas de ar funcionais e estribos em alumínio. Os faróis em LED matrix fazem parte do equipamento e série. A cor exterior Code Orange é nova.

O interior foi desenhado com inspiração nos aviões a jato, com detalhes em cor de laranja. As patilhas em magnésio são específicas da Raptor. Realce para o painel de instrumentos digital com 12,4 polegadas, infotainment Sync 4 com ecrã tátil vertical de 12 polegadas, compatível com Android Auto e Apple Carplay wireless, e sistema de som B&O com 10 altifalantes.

Deixe um comentário

*