Maserati A6 1500 foi lançado há 75 anos

Maserati A6 1500

O arquétipo do Gran Turismo combinava elevada performance com conforto elevado para em viagens longas.

O próximo Gran Turismo, com lançamento previsto para o início do próximo ano, será o primeiro 100% elétrico (com o novo selo Folgore) da Maserati. Mas o conceito dos “gran turismo” da marca de Modena remetem para o A6 1500 que este mês comemora 75 anos desde que estreou no Salão de Genebra, na Suíça. Este modelo combina da melhor forma a elevada performance com índices de conforto elevados que o tornam ideal para viagens mais longas.

A ideia desta “berlinetta” revolucionária Tipo A6 (Alfieri de seis cilindros) começou a ser desenvolvida em 1941. Este modelo caraterizava-se pelo motor de cabeça fixa e dupla árvore de cames, que era um descendente direto do bloco de seis cilindros utilizado no 6CM. O resultado era uma potência máxima de 65 cv, capaz de projetar o carro a uma velocidade máxima de 150 km/h, graças a um carburador Weber 36DRC. O A6 1500 tinha ainda uma suspensão independente no eixo dianteiro, com triângulos trapezoidais oscilantes e molas helicoidais, além de um eixo rígido com molas de lâmina. Trazia também travões hidráulicos, rodas de disco com 16 polegadas e pneus 5.50-16.

Com carroçaria Pininfarina e chassis tubular, o A6 1500 mostrado em Genebra tinha óticas dianteiras retráteis mecanicamente, um tejadilho em acrílico e um capot que podia ser elevado ou removido de ambos os lados. Quando passou à produção adotou faróis mais convencionais com molduras cromadas. A versão Extra Lusso incluía uma grelha nova e vidros laterais maiores. Num facelift em 1948 prescindiu do friso em relevo no guarda-lamas dianteiro e ganhou dos bancos na fila posterior. Em quatro anos foram produzidas apenas 58 unidades.

Deixe um comentário

*