Novos citadinos elétricos VW, Skoda e Cupra já se mostram

VW ID.2

Novos modelos previstos para 2025 evoluirão a partir de uma versão encurtada da plataforma MEB.

A Volkswagen, a Skoda e a Cupra revelaram “sketches” do seu próximo trio de modelos elétricos de acesso à gama. Estas propostas urbanas serão construídas a partir de 2025 na fábrica de Martorell, em Espanha – num processo que envolve um investimento a rondar os 10 mil milhões de euros. Este investimento inclui uma gigafábrica de baterias em Sagunto (a inaugurar em 2026), que permitirá abastecer as linhas de produção de Martorell e de Pamplona.

Este trio elétrico ainda sem nome conhecido oficialmente será feito a partir de uma versão encurtada da plataforma MEB (a do ID3, entre outros), para já designada por MEB Entry. Basicamente, em causa estão os substitutos do VW e-Up, do Skoda Citigo-e iV e do Seat Mii Electric. Estes modelos serão apenas de tração dianteira, com a bateria instalada no piso do carro. O mais parecido com estas novas propostas foi apresentado sob a forma do protótipo ID Life na última edição do Salão de Munique, na Alemanha. Este modelo vinha equipado com uma bateria de 57 kWh capaz de um alcance máximo até 400 km. O motor tinha 172 kW/234 cv.

A VW já deu pistas como poderão ser estes modelos na última edição do Salão de Munique, na Alemanha, através do já referido ID Life. Contudo, é possível que ao chegar à produção, o grupo germânico opte por trocar o “look” mais retro por um visual mais futurista no modelo que poderá vir chamar-se ID.2. Por sua vez, o “mini” Cupra deverá evoluir a partir do UrbanRebel concept, sem os elementos típicos de um carro de competição, mas mantendo uma imagem assumidamente desportiva. Por sua vez, o Skoda será um dos primeiros modelos a adotar a nova filosofia estética Modern Solid.

Está previsto que o preço de acesso destes modelos oscile entre os 20 e os 25 mil euros.

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