Skoda Afriq é um Kamiq 4×4 “radical”

Skoda Afriq Concept

Protótipo de tração integral vem equipado com um gerador de água potável.

A academia de talentos da Skoda produziu um exemplar único de um Kamiq “radical”. O protótipo chamado Afriq foi desenvolvido por 25 alunos da Skoda Academy e tem a particularidade de ter tração integral, ao contrário do modelo de série feito a partir da plataforma MQB-A0. Este sistema 4×4 foi “emprestado” do Octavia. O motor deste concept é um 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina com 190 cv e 320 Nm, cuja potência é gerida por uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Os alunos checos tiveram de modificar o sistema de escape antes de instalarem o novo motor, além de ter alterado a parte inferior da carroçaria. Além disso, o Afriq dispõe de uma suspensão traseira independente multibraços.

Outra alteração bem visível é o facto de o Afriq ter apenas três portas, uma configuração inexistente no Kamiq. As portas traseiras foram soldadas e estão ligadas diretamente a um arco de segurança que serviu para reforçar a carroçaria. Este “one-off” vem decorado ao estilo do Fabia Rally2 evo, modelo do qual foi também retirada a barbatana no tejadilho, o spoiler traseiro e os faróis auxiliares dianteiros. Este Afriq pesa apenas 1350 kg e traz jantes de 15 polegadas da OZ Racing.

O interior foi “despido” e inclui duas bacquets herdadas do Fabia de ralis, um extintor e uma câmara com microfone. O sistema de navegação foi colocado do lado do passageiro e o volante e os cintos de segurança de seis apoios são também do Fabia de competição. Os israelitas da Watergren desenvolveram um gerador de água potável instalado no compartimento traseiro. Este aparelho converte a humidade ambiente em água potável.

Deixe um comentário

*