Prodrive P25 recupera espírito do Subaru Impreza 22B

Prodrive P25

Edição limitada a 25 exemplares do modelo tem vários componentes em fibra de carbono.

O Prodrive P25 será uma das estrelas da edição deste ano do Festival de Goodwood, que se realizará esta semana. Esta é uma recriação do Impreza 22B, a primeira geração, do final da década de 1990, da qual foram construídas 424 unidades.

Tal como o nome indica, em causa estão 25 unidades que têm como ponto de partida o chassis do Impreza original de duas portas. A cereja em cima do bolo é o facto de a Prodrive recorrer a fibra de carbono para vários componentes deste “restomod”, nomeadamente os painéis da carroçaria, incluindo a asa traseira (ao estilo WRC), painéis das portas e bancos (opcionais). Isto permitiu ter um carro com menos de 1200 kg, mantendo a monocoque em aço do WRX.

À dieta, este P25 junta um motor moderno, um 2.5 de quatro cilindros boxer, com novas capas dos cilindros, pistões, bielas e comando de válvulas variável, além de um novo turbo Garrett e de um intercooler atualizado, para um débito total de potência superior a 400 cv. Este bloco surge acoplado a uma caixa sequencial de seis relações com patilhas no volante, a enviar a potência nas quatro rodas, juntando ainda um sistema de escape de competição da Akrapovic em titânio e aço inoxidável. A Prodrive incluiu ainda no menu um sistema de “launch control” ao estilo WRC, um acelerador com tecnologia “fly-by-wire” e uma embraiagem no chão, o que permite ao carro chegar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos.

Neste P25, a carroçaria tem os mesmos 1770 mm de largura do 22B, embora encontremos um sistema de suspensão de tipo MacPherson com amortecedores ajustáveis da Bilstein, com molas e barras antiaproximação otimizadas, além de travões maiores da AP Racing com pinças de seis êmbolos nas rodas da frente, aliadas às jantes de 19 polegadas.

Apesar de ainda não mostrar o interior, a Prodrive adianta que terá elementos em couro, Alcantara e carbono. O ecrã central será de alta definição e contará com telemetria, acompanhado de vários modos de condução, adaptados para estrada e pista. O P25 tem uma configuração de quatro lugares, embora seja possível prescindir da segunda fila de bancos e encaixar uma roll-cage parcial.

O preço arranca nos 536 mil euros (antes de impostos). As primeiras entregas estão previstas para o final do ano.

Deixe um comentário

*