Porsche demorou mais de 4 anos a restaurar 959 Sport

Porsche 959 Nick Heidfeld

Modelo raro pertence a Nick Heidfeld, antigo piloto de F1 e vencedor das 24 Horas de Le Mans.

Nick Heidfeld, um antigo piloto alemão que correu na Fórmula 1 e que em 2014 venceu as 24 Horas de Le Mans, levou o seu 959 Sport à Porsche Classic para um elaborado processo de restauro.

Agora, quatro anos e meio depois (uma demora também causada pela pandemia de Covid-19), “Quick Nick” recebeu o seu 959 S (considerado um dos melhores carros produzidos na Alemanha na década de 1980). Este modelo esteve em produção apenas entre 1987 e 1988, sendo que apenas 29 unidades receberam o sufixo S. O estatuto de clássico instantâneo nasceu logo agregado ao 959, um modelo inovador para o seu tempo. Além de ser mais leve que o 959 normal, conta com ar condicionado automático, fecho central, vidros elétricos, bancos traseiros, suspensão de nivelamento automático e espelho retrovisor do lado do passageiro para poupar peso.

O 959 S conta com um motor 2.85 de seis cilindros boxer com 515 cv, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Ao aumento de potência face aos 450 cv do 959 normal devem-se à utilização de turbos maiores e a uma válvula de alívio de pressão modificada. Até à altura em que Heidfeld comprou o carro, em 2017, este registava apenas 4183 km no odómetro. Desde essa altura, acrescentou uns singelos 139 km por ano. Durante a sua intervenção, a Porsche descobriu que a ECU do carro tinha sido modificada, de modo a extrair mais potência do motor. Contudo, o motor foi reprogramado para os valores de origem.

Um 959 Sport está atualmente avaliado em cerca de 2 milhões de euros.

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