Novo Honda Civic Type R tem tração dianteira e caixa manual

Honda Civic Type R

O “R” de estrada mais potente de sempre da marca nipónica traz upgrades mecânicos e aprimora a aerodinâmica.

A Honda apresentou o sexto Civic Type R, feito com base a 11ª geração do Civic hatchback. Aquele que é o “R” de estrada mais potente de sempre da marca japonesa traz mais potência, mantendo a filosofia de sempre. O fabricante optou por continuar com os préstimos do motor K20 2.0 turbo de quatro cilindros turbo, a operar em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades. Para já, sem revelar números, a Honda afirma que estamos perante um Type R com melhor relação peso/potência, maior binário e com uma velocidade de ponta superior ao modelo anterior. Pelo caminho, a marca vai dizendo que atualizou o turbo e que reduziu o tamanho do motor, que será o VTEC Turbo mais potente de sempre. Seja qual for, esta será enviada para as rodas da frente através de um diferencial de deslizamento limitado mecânico. As prestações também ainda não foram divulgadas, apenas que o novo carro bateu o recorde dos FWD no circuito de Suzuka, no Japão, com um tempo de 2 minutos e 23.120 segundos.

A lançar no início do próximo ano, o novo Type R conta com uma carroçaria redesenhada, incluindo upgrades mecânicos e aerodinâmica aprimorada. Para o efeito, foram atualizados os travões, que desta vez incluem um melhor controlo de temperatura e capacidade de arrefecimento. Visualmente, o novo Type R é um pouco menos radical face ao antecessor, contando ainda assim com uma asa traseira proeminente, jantes de 19 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 4S. A principal diferença é a grelha inferior maior, mas também as entradas de ar no para-choques e o capot modificado.

Por dentro, o Type R segue o Civic e:HEV, diferenciando-se pelo ecrã tátil de 10,2 polegadas, painel de instrumentos digital personalizado, decorações em vermelho e pelos bancos desportivos específicos.

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