VW Golf poderá não ter sucessor

VW Golf R 20 anos

O aumento dos custos de desenvolvimento dos carros a combustão poderá ditar o fim do pequeno familiar.

Em março de 2021, a VW anunciou que o Golf, T-Roc, Tiguan e Passat teriam novas gerações. Contudo, tudo mudou e o futuro do Golf tal como o conhecemos poderá estar em causa. Em entrevista ao jornal alemão Welt, o recém-empossado CEO da Volkswagen diz que só nos próximos 12 meses é que se decidirá se haverá ou não um Golf 9.

Thomas Schäfer diz que o futuro do pequeno familiar está em dúvida devido ao aumento dos custos de desenvolvimento carros equipados com motores a combustão. Segundo ele, com a chegada da norma Euro 7 nos próximos anos, os preços destes modelos térmicos obrigarão a um aumento dos preços entre 3 e 5 mil euros por unidade. O gestor alemão afirma ainda que estas leis tornam quase impossível vender carros a combustão por 10 mil euros na Europa.

Schäfer confirmou que o facelift do Golf está a ser preparado, mas que a nova geração está em estudo, uma vez que desenvolver um novo modelo ICE para um ciclo tradicional de 7 ou 8 anos no mercado é “extremamente caro”, devido à norma Euro 7. À luz destas declarações, e acreditando que o Golf 9 poderá mesmo avançar, este seria lançado em 2027, tendo com um ciclo a coincidir com o fim dos modelos a combustão na Europa, previsto para 2035. Contudo, espera-se que alguns estados na UE proíbam os ICE antes dessa data, o que, de certa forma, limitará o sucesso comercial de um modelo com estas caraterísticas.

A VW deverá estar com as mesmas dúvidas em relação ao Polo, que deverá ter o mesmo destino do Audi A1 e do Q2, que não terão sucessores diretos no final do atual ciclo de produção.

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