Protótipo elétrico Renault R5 Turbo 3E é um às do drift

Renault R5 Turbo 3E Concept

Modelo de tração traseira tem 375 cv e anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos.

A Renault revelou um “show car” que homenageia o R5 Turbo e o Turbo 2, trazendo-os para a era da eletrificação. Com o sufixo 3E, este concept é uma espécie de versão mais “espigada” do Renault 5 Prototype que foi mostrado no início do ano passado.

O R5 Turbo 3E Concept conta com um visual futurista a uma asa traseira gigante. Além disso, tal como os seus antecessores, tem uma configuração de tração traseira. Nesta ocasião, a marca francesa instalou dois motores elétricos (um por cada roda traseira), alimentados por uma bateria de iões de 42 kWh posicionada a meio do piso do carro. O objetivo é manter um “layout” similar aos Turbo e Turbo 2 que tinham motor central. Este estudo conta com 375 cv/280 kW e 700 Nm de binário máximo. Anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.

O concept dispõe de jantes de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás, pesando 1500 kg (com a bateria, por si só, a ter 520 kg). Os pneus da frente são de medida 225/35 R19 e os de trás 325/25 R20. Com um carregador de 380V/32A é possível encher a bateria em duas horas.

Feito com base num chassis tubular, este elétrico traz um arco de segurança e um modo Drift, com direito a um travão de mão. Para filmar as manobras nas melhores condições, a Renault instalou 10 bases para câmaras por dentro e por fora. A carroçaria tem 2,02 metros de largura, mais 25 cm que o Turbo 2. Ao todo tem 4006 mm de comprimento, 1,32 m de altura e 2,54 m de distância entre eixos.

O R5 Turbo 3E será exibido no Salão de Paris, em França, em outubro. Não planos para a sua produção, embora a Alpine esteja a preparar uma versão desportiva do Renault 5 elétrico.

Deixe um comentário

*