Alpine Alpenglow traz hidrogénio como combustível

Alpine Alpenglow concept

Concept futurista abre caminho para próximos elétricos e potenciais modelos a combustão “neutros em carbono”.

A Alpine reservou para o Salão de Paris, que abrirá as suas portas dentro de poucos dias, o Alpenglow, uma visão radical do futuro. Este modelo lança pistas acerca da estética que encontrar nos próximos lançamentos de estrada ou de competição. As influencias mais evidentes neste monolugar são os modelos de Fórmula 1 e do WEC. Apesar disso, mais parece uma mistura de um avião de caça com um batmobile. O Alpenglow tem 5,21 metros de comprimento, 1,02 m de altura e 2,14 m de largura. No exterior realce para o spoiler traseiro transparente e para a assinatura luminosa sofisticada, ao estilo de um DS. Por dentro, destaque para o condutor em posição central entre os dois depósitos de hidrogénio, assim como para o cockpit em forma de T cuja estrutura segura o eixo traseiro.

Tal como o A4810 concept revelado no início do ano, este novo estudo conta com um sistema a hidrogénio. Este sistema consiste num motor elétrico que tem a função de auxiliar um motor de combustão interna. Para já, não foram reveladas as caraterísticas técnicas deste modelo, apenas de que se trata de um sistema híbrido “amigo do ambiente”. Tal como a Toyota, a Alpine quer utilizar o hidrogénio como combustível. A marca francesa diz que o motor liberta praticamente apenas vapor de água. Em causa poderá estar a utilização de hidrogénio verde, num sistema essencialmente “neutro em carbono”.

Para já, a Alpine já confirmou três modelos de estrada para o futuro: um “hot hatch” feito com base no próximo Renault 5 elétrico (a lançar em 2024), um crossover GT-X Over e um desportivo elétrico sucessor do A110 (que utilizará uma base da Renault e que será desenvolvido em conjunto com a Lotus, previsto para 2027).

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