Raro BMW 850 CSi vai a leilão

BMW 850 CSi

“Protótipo” de 1990 tinha um motor V12 5.6 e pertenceu ao piloto Johnny Cecotto.

Juntamente com John Surtees e Mike Hailwood, Johnny Cecotto foi um piloto que se destacou no início dos anos 1990, nas duas e também nas quatro rodas, ao volante de um carro de turismos da BMW com motor V12. Agora um raro 850 CSi, um “protótipo” de desenvolvimento que pertenceu precisamente a Cecotto, vai a leilão no próximo mês de novembro, pela mão da RM Sotheby’s.

Este 850 CSi contava com uma versão de 5.6 de cilindrada do primeiro V12 da BMW, a debitar 380 cv e 542 Nm. O modelo associado a uma caixa manual de seis velocidades permitia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. Na verdade, foram produzidas apenas 1510 unidades deste CSi e o motor conhecido pelo nome de código S70B56 tornou-se dos mais raros alguma vez produzido pela casa de Munique. Neste exemplar de 1990, um dos destaques vai para o interior em cor mostarda.

Cecotto começou a sua senda de triunfos com apenas 19 anos, em 1975, tendo vencido o campeonato 350cc Grand Prix, tornando-se quarto na divisão de 250cc. Em 1980, dois anos após ter vencido outro campeonato, retirou-se das motos com 24 anos, passando para a Fórmula 2. Pouco depois saltou para a F1, tendo amealhado os seus primeiros pontos logo à segunda corrida disputada, tendo Ayrton Senna como colega de equipa na Toleman. Em 1984 partiu as duas pernas durante a qualificação do Grande Prémio da Grã-Bretanha, terminando o seu percurso na F1. Isso não o fez desistir e no ano seguinte ficou em segundo nas 24 Horas de Spa e na Bathurst 1000. Na década de 1990, ainda se destacam os triunfos em Spa e nas 24H de Nürburgring.

Cecotto comprou o 850 CSi na década de 1990, levando-o para o seu país de origem, a Venezuela. Esta relíquia regista apenas 8700 km percorridos no odómetro.

Deixe um comentário

*