Praga Bohema é um supercarro checo com 700 cv

Praga Bohema

Modelo “road legal” traz um motor V6 biturbo similar ao do Nissan GT-R.

A Praga dedica-se há 115 anos a construir carros, karts e aviões. Mas agora a marca checa apresentou o seu primeiro supercarro, o Bohema. Este modelo homologado para estrada é capaz de ir para pista fazer tempos similares aos de um GT3, segundo o fabricante. O Bohema foi desenvolvido com a ajuda de Romain Grosjean, antigo piloto de F1.

O “coração” do Bohema é um motor V6 3.8 biturbo retirado do Nissan GT-R. Para o efeito, o bloco debita 700 cv e 725 Nm. As alterações incluem um sistema de óleo de cárter seco, o que permitiu reduzir a altura do motor em 140 mm. Além disso, inclui um escape em titânio. A Praga estima que o Bohema, cujo peso é de 982 kg (sem condutor), será capaz de atingir mais de 300 km/h. Espera ainda conseguir fazer 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos e 0-200 km/h em menos de 8 segundos. Graças ao trabalho aerodinâmico, o supercarro anuncia mais de 900 kg de downforce a 250 km/h, diz a marca. Debaixo dos painéis da carroçaria em fibra de carbono está uma base igualmente em fibra de carbono.

No interior, há espaço para dois adultos com até 2 metros de altura. O condutor tem à sua frente um volante de formato hexagonal, com botões para controlar, entre outros, os “piscas”, a buzina e os faróis. Dispõe ainda de um painel de instrumentos digital. Na consola central não há sistema de infotainment. Existe em vez disso uma consola central com mais alguns botões. De cada lado, há um espaço de arrumação com 50 litros de capacidade capaz de encaixar um capacete.

A Praga vai limitar a produção do Bohema a 89 unidades. O preço começa nos 1,28 milhões de euros. Neste momento, o supercarro encontra-se na fase final de desenvolvimento. Está previsto que em 2023 sejam construídas 10 unidades, sendo que as primeiras entregas ocorram daqui a sensivelmente um ano.

Deixe um comentário

*