Mazda não descarta desportivo com motor rotativo

Render digital do Mazda RX-9

Wankel como extensor de autonomia pode ter sido apenas um princípio do regresso desta tecnologia.

O MX-30 R-EV foi o primeiro modelo a utilizar um motor rotativo desde o RX-8, lançado há 11 anos. Contudo, esta nova versão do SUV utiliza o Wankel apenas como extensor de autonomia – um contexto completamente diferente dos afamados motores capazes de atingir elevados regimes que figuravam debaixo do capot de modelos desportivos da marca nipónica. Mas, segundo um dos responsáveis pelo desenvolvimento de motores da Mazda, é possível que o motor rotativo possa vir a ser utilizado em desportivos.

Ouvido pela Autocar, Yoshiaki Noguchi reconheceu que “o motor rotativo é o nosso símbolo”, acrescentando que “é um sonho para os engenheiros da Mazda ter um desportivo com motor rotativo. Mas agora não é tempo para isso”. O engenheiro assume que a prioridade passa por apostar numa nova gama de modelos elétricos e que só depois disso haverá margem para “sonhar” com um possível RX-9 (na imagem, num render digital).

Noguchi sublinhou que para a sua utilização no MX-30 R-EV, o motor rotativo foi substancialmente trabalhado, sendo não só mais eficiente, como mais leve e fiável. Para o efeito, o bloco de 830 cc utiliza um sistema de injeção direta, componentes em alumínio e maior taxa de compressão de 11:9.

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