Audi ActiveSphere é um crossover que se converte em pick-up

Audi ActiveSphere Concept

Protótipo elétrico tem interior para quatro ocupantes e funções de condução autónoma e realidade virtual.

A Audi apresentou o quarto e derradeiro concept da família “Sphere” que pretende mostrar como serão os seus modelos elétricos no futuro. O mais recente chama-se ActiveSphere e combina a silhueta de estilo coupé com uma altura ao solo generosa, pneus de todo o terreno e a capacidade de se transformar numa pick-up. Além disso, vem equipado com óculos de realidade virtual para o condutor e restantes três ocupantes.

As linhas deste ActiveSphere são similares às do grand tourer SkySphere, às da berlina GrandSphere e da minivan UrbanSphere. Este ActiveSphere é, no fundo, um coupé de quatro portas de “calças arregaçadas”, posicionando-se como uma espécie de A5 com tratamento Allroad do futuro. À sua forma praticamente de um único volume, de forte componente aerodinâmica, junta jantes de 22 polegadas com pneus de medida 285/55 R22, numa mistura de linhas afiadas com formas musculadas, graças a uma quantidade generosa de proteções da carroçaria. Existe uma superfície vidrada generosa, além de zonas transparentes na grelha singleframe e zona inferior das portas. Um facto importante é que este protótipo conta com um vidro traseiro que desliza por cima do tejadilho, deixando aberta a zona da mala, convertendo o ActiveSphere numa pick-up. Segundo o fabricante, esta solução permite transformar duas bicicletas elétricas, por exemplo, além de possibilitar a integração de um porta-esquis no tejadilho. Destaque ainda para as luzes em LED, câmaras em vez de espelhos retrovisores e jantes de seis raios com ranhuras que abrem e fecham.

Graças à suspensão adaptativa pneumática, a ActiveSphere consegue variar a altura ao solo: a altura base é de 208 mm (similar à de um Q5), mas é possível subir para 248 mm no modo “off-road” e baixar até 168 mm em asfalto.

Por dentro, o ActiveSphere conta com duas portas de abertura suicida e não tem pilares B, o que facilita o acesso ao interior. Os quatro lugares individuais têm cadeiras tipo lounge, com apoios de braços e de cabeça integrados. À frente do condutor está um volante tipo “yoke” e um painel de instrumentos flutuante, sem ecrãs e que opera como uma barra de som e sistema de climatização. Em modo de condução autónoma, o volante e os pedais são recolhidos, abrindo espaço para os ocupantes poderem desfrutar da estrada, através da grelha transparente. O túnel central tem uma cobertura transparente que pode ser um mini-bar ou manter uma bebida quente.

A novidade principal é, por ventura, a inclusão do Audi dimensions que recorre a quatro óculos de realidade virtual e head-phones permitindo interagir com o carro sem recurso a ecrãs ou comandos físicos. O sistema possibilita que cada utilizador aceda a funções de infotainment, interagindo através de gráficos tridimensionais, através de gestos, toque ou movimentos dos olhos. Todas as superfícies do interior podem então converter-se em ecrãs táteis invisíveis, exibindo o conteúdo pretendido – seja para controlar a climatização, escolher uma música para ouvir, etc. Estes “phones” podem continuar a ser utilizados fora do carro, utilizando as funções de realidade aumentada no mundo real.

O novo ActiveSphere utiliza a plataforma PPE, tendo 4,98 metros de comprimento, 2,07 m de largura, 1,60 m de altura e 2,97 m de distância entre eixos – não muito longe do próximo A6 e-tron. O protótipo dispõe de dois motores elétricos, um por eixo, com uma potência combinada de 436 cv/325 kW e 720 Nm. O sistema elétrico é de 800V e a bateria de 100 kWh está colocada entre os eixos, proporcionando uma autonomia superior a 600 km. O modelo carrega até 270 kW, possibilitando encher de 5 a 80% da bateria em menos de 24 minutos. A suspensão é de cinco braços em cada eixo.

Não está previsto que o ActiveSphere evolua diretamente para um modelo de produção, embora algumas das suas caraterísticas venham a ser aproveitadas no futuro. O primeiro modelo de base PPE chegará ainda este ano.

Deixe um comentário

*