Grandsphere antecipa sucessor do Audi A8

Audi Grandsphere Concept

Protótipo elétrico e autónomo com 720 cv e 750 km de autonomia abre caminho para um novo topo de gama a lançar em 2025.

A Audi apresentou o Grandsphere, o segundo de uma série de três concept cars que apontam o caminho para o que será a marca alemã daqui para a frente. Neste caso, estamos perante um luxuoso e futurista GT de quatro portas elétrico com 5,35 metros de comprimento (mais do que um A8L atual). Aliás, o protótipo, que será mostrado ao público do Salão de Munique, na Alemanha, tem 2000 m de largura e uma distância entre eixos superior à da versão longa do atual topo de gama da marca de Ingolstadt, com 3190 mm, embora seja 10 cm mais baixo. A silhueta do carro é aerodinamicamente otimizada onde se destaca a traseira tipo “boat tale” e as jantes de 23 polegadas que ajudam a conferir uma presença imponente. A grelha também é uma evolução face aos modelos de produção atuais e o mesmo acontece com a assinatura luminosa.

O protótipo recorre à plataforma PPE, desenvolvida em conjunto com a Porsche, que será utilizada também no novo Q6 e-tron. O sistema propulsor formado por dois motores elétricos (um por eixo) debitam um total de 720 cv e 960 Nm. O modelo de tração integral vem equipado com uma bateria de 120 kWh de capacidade que permite uma autonomia superior a 750 km. O sistema elétrico de 800V (já em uso do e-tron GT) permite efetuar carregamentos até um máximo de 270 kW, permitindo nesse caso encher de 5 a 80% em 25 minutos. Teoricamente, o Grandspher é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos. O Grandsphere possui amortecimento adaptativo, suspensão pneumática controlada por câmaras e quatro rodas direcionais.

O interior com uma configuração de 2+2 lugares é sem dúvida um dos principais focos deste concept, ou não tivesse sido desenhado “de dentro para fora”, proporcionando um ambiente de lounge. Com um interior que mais parece o de um jato privado para a estrada dotado de um sistema de condução autónoma de nível 4, o Grandsphere aponta efetivamente o caminho para um sucessor do atual A8 (para concorrer com o Mercedes-Benz EQS) que será revelado em 2024 e entrará em comercialização em 2025. Caso pretenda, o condutor poderá recostar-se e deixar o carro rolar sem qualquer intervenção humana – recolhendo automaticamente o volante e os pedais. Os bancos da frente transformam-se numas autênticas poltronas, sendo capazes de rebater até 60 graus. No meio da primeira fila há um frigorífico com dois copos e uma garrafa. O muito espaço a bordo é uma das mais-valias deste Grandsphere, com as portas traseiras a terem uma abertura suicida, sem que haja um pilar B para facilitar o acesso. Uma vez dentro do carro, os ocupantes beneficiam de ecrãs, climatização, luz ambiente e regulação do banco individuais. Para ajudar a uma experiência mais personalizada, o sistema de infotainment consegue replicar o conteúdo do smartphone de cada um dos ocupantes – para continuar a ver um vídeo, por exemplo. Nem sequer existem comandos físicos à vista neste Grandsphere, com cada ocupante a ter um comando “touchless” tipo MMI que lhe permite navegar nos menus. No modo autónomo, é possível navegar apenas por gestos e pela leitura do movimento dos olhos. A superfície em madeira abaixo do para-brisas que percorre toda a largura do carro é utilizada como ecrã, a que se juntam projeções CinemaScope, para videoconferências, por exemplo.

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