Planos de eletrificação da marca japonesa incluem cinco novos modelos até 2030.
Poucas semanas após ter apresentado o eVX, um protótipo totalmente elétrico de dimensões próximas de um S-Cross, a Suzuki clarificou qual será a sua estratégia do que diz respeito às propostas “zero emissões”. Ao apresentar o plano “Growth Strategy”, a marca nipónica mostrou uma imagem na qual é facilmente reconhecível a silhueta de um Jimny elétrico, a que se juntarão mais quatro modelos a lançar até 2030.
Para já, não se sabe muito mais acerca do Jimny elétrico, mas é seguro acreditar que possa superar os 105 cv do motor de quatro cilindros atualmente à disposição. Esta estratégia de eletrificação total permitirá comercializar sem restrições o Jimny na Europa – uma vez que o modelo atual está disponível apenas no formato comercial, devido às restrições das emissões de CO2. Não se sabe se o Jimny será o primeiro elétrico a lançar no Velho Continente, mas espera-se que pelo menos um modelo “zero emissões” esteja em catálogo em 2024 e que os outros sejam lançados depois disso.
Além do Jimny, a Suzuki deverá apostar num SUV do segmento B, num kei-car e em dois SUV elétricos maiores (um deles com base no eVX concept).
A Suzuki quer que em solo europeu, até 2030, 80% das vendas correspondem a elétricos e as restantes sejam híbridos. O emblema asiático diz que além da eletrificação, na qual investirá perto de 3 mil milhões de euros, além de cerca de 15 milhões de euros na construção de uma fábrica de baterias, quer apostar ainda em modelos com motor térmico neutro em carbono, utilizando gás natural, biogás e etanol misturado no combustível. O objetivo é atingir na Europa a neutralidade carbónica até 2050.