Audi torna-se acionista da Sauber F1

Audi F1 2026

Alemães entrarão na máxima força da competição em 2026. Até lá, a Sauber manterá parceria com a Alfa Romeo.

No passado mês de outubro, a Audi e a Sauber anunciaram que a marca alemã fornecerá motores para a equipa a partir de 2026. Esta data coincide com a mudança de regulamentos, que contempla a transição para combustíveis sintéticos (à base de plantas não comestíveis, lixo urbano e captura de carbono). Agora, a Audi decidiu tornar-se acionista minoritário da Sauber Group. Para já, ainda não existem pormenores dos valores envolvidos.

Em comunicado, é referido que o túnel de vento nas instalações da Sauber em Hinwil será utilizado pela Audi no âmbito do programa da F1. Contudo, o novo motor a utilizar no carro, daqui a três anos, será desenvolvido na fábrica localizada em Neuburg an der Donau – local até aqui utilizado para o programa de LPM1 e que está em obras de ampliação. A equipa arrancará em força no primeiro trimestre de 2024, altura em que as referidas obras estarão concluídas. Um ano depois arrancarão os primeiros testes com o novo sistema propulsor híbrido com base num 1.6 V6 com cerca de 850 cv (que contará com motor elétrico a debitar 470 em vez de 160 cv).

Segundo a Motorsport.com, a Sauber honrará o compromisso com a Alfa Romeo até à entrada em cena do motor da Audi em 2026. No entanto, espera-se que nas temporadas de 2024 e 2025 a equipa possa vir a voltar a chamar-se apenas Sauber.

Deixe um comentário

*