Lexus vai liderar transição da Toyota para a eletrificação

Novos Lexus elétricos

Ofensiva “zero emissões”, que evoluirá a partir de uma nova plataforma específica, chegará em 2026.

A passagem de pasta no comando do grupo Toyota coincidiu com um reforço da aposta na eletrificação. Koji Sato, o novo CEO do grupo japonês, anunciou aliás que a Lexus terá o papel de abrir o caminho no que à transição para uma gama “zero emissões” diz respeito, a nível global.

Nesse sentido, a divisão de luxo da Toyota contará já este ano com o novo crossover elétrico RZ. O novo modelo promete pouco mais de 350 km de autonomia. Contudo, Sato confirmou que está prevista uma nova linha de modelos para 2026, que contarão com uma plataforma específica para elétricos.

Nos planos de eletrificação do grupo continua a figurar o objetivo de lançar 30 modelos 100% elétricos até 2030. No que diz respeito à Lexus, o plano passa por eletrificar por completo a gama nos EUA, Europa e China até ao final da presente década. No resto do globo esse objetivo só deverá ser cumprido em 2035, segundo estimativas do grupo nipónico.

A Toyota não vê que o futuro passe exclusivamente pelos elétricos, mas também por modelos a fuel cell e por modelos combustão que utilizem hidrogénio como combustível.

Em complemento, a marca pretende focar-se em novos sistemas de software e de hardware, além de num sistema operativo chamado próprio Arene, a lançar em 2025.

Deixe um comentário

*