Lotus prepara Envya, o novo rival do Porsche Taycan

Lotus Envya

Berlina elétrica poderá chegar com versão de topo com 906 cv.

A Lotus tem atualmente dois modelos elétricos nas suas fileiras: o hipercarro Evija e o SUV Eletre. Mas, de forma a acelerar uma gama 100% elétrica – objetivo que a marca britânica atualmente nas mãos da Geely quer concretizar até ao final da década -, em 2025, a oferta será enriquecida com o Envya, uma berlina. Este concorrente do Porsche Taycan foi agora “apanhado” em testes na neve, praticamente sem camuflagem.

Este modelo será esteticamente na linha do Eletre, tal como é possível constatar pelos grupos óticos dispostos em dois patamares, com o módulo superior a assumira a forma de um L, e uma grelha ativa com padrão hexagonal. Incluirá ainda um LiDAR no tejadilho, assim como outros sensores que permitirão a adoção de tecnologia avançada de condução autónoma. Na traseira, realce para os farolins ligados entre si na tampa da mala.

O Envya será produzido em Wuhan, na China, local da sede da Lotus Technology. Feito com base na plataforma EPA, o novo carro terá uma distância entre eixos a variar entre 2889 e 3100 mm de distância entre eixos, dispondo também de uma arquitetura elétrica de 800V (que possibilita encher de 10 a 80% da bateria em 20 minutos). O Envya deverá contar com baterias de 112 kWh de capacidade, o que lhe permitirá superar os 700 km de autonomia (WLTP), graças a um bom coeficiente aerodinâmico. Espera-se que a versão de topo R, mais orientada para a performance, tenha 906 cv e que anuncie 0-100 km/h na casa dos 3 segundos.

O responsável pela dinâmica do novo modelo, Gavan Kershaw, avança que o modelo até aqui conhecido por Type 133 contará com um chassis sofisticado, com um controlo ativo anti-rolamento, controlo permanente do amortecimento, quatro rodas direcionais, com suspensão pneumática e aerodinâmica ativa.

Os preços começarão nos 75 mil euros nos principais mercados.

Deixe um comentário

*