Novo Mini Cooper elétrico terá 218 cv

Mini Electric Prototype

Com lançamento previsto para o verão de 2024, a variante “zero emissões” promete até 386 km de autonomia.

A nova geração do Mini hatch será lançada no próximo ano e já está garantido que manterá a designação Cooper. Assegurado está também que o novo Mini manter-se-á com motores a combustão, além de uma nova versão elétrica. O hatch estará disponível no formato três portas e drop-top.

O novo modelo “zero emissões” (nas imagens, em testes no Circulo Ártico) chegará no verão de 2024. Visualmente, o novo carro será redesenho na íntegra, incluindo novos faróis bolbosos, mas o objetivo é aproxima-lo o mais possível do modelo original. O novo hatch será mais largo, terá um vão dianteiro mais curto, jantes maiores e uma distância entre eixos visivelmente aumentada face ao modelo atual, apesar de o comprimento rondar os já conhecidos 3,80 metros. A nova geração do elétrico será produzida na China, evoluindo a partir da plataforma Spotlight, criada em conjunto com a Great Wall Motors. Será possível escolher entre dois tamanhos de bateria: 40 kWh na versão de acesso E com 184 cv ou 54 kWh no SE de 218 cv e até 385 km de autonomia. A marca desenvolveu uma sonoridade artificial para acompanhar a aceleração e que variará de acordo com o modo condução acionado. Para meados de 2025 está prevista a versão SE JCW com a mesma bateria de 54 kWh, provavelmente a rondar 250 cv. A Mini adianta que o novo elétrico possui um comportamento mais evoluído em virtude de um novo sistema de controlo de tração, prometendo maior rapidez de reação em situações de aceleração mais intensa. As versões a combustão do novo Mini continuarão a ser feitas em Oxford, recorrendo em exclusivo a uma caixa automática de oito velocidades – o que significa que deixará de haver opção manual. Por dentro, o novo Mini terá um ecrã circular OLED ao centro do tablier e não terá instrumentação. O foco continuará na personalização.

A ofensiva de modelos elétricos da marca britânica não ficará por aqui, estando na calha um novo (e maior) Countryman – a lançar já em fevereiro de 2024 -, além do crossover Aceman – previsto para janeiro de 2025 (e que será o primeiro carro elétrico exclusivamente elétrico da Mini), um concorrente apontado ao Jeep Avenger. Os responsáveis da Mini acreditam que os elétricos representarem metade das vendas já meados de 2025 – um valor ambicioso, uma vez que hoje este tipo de carros fica apenas pelos 15%.

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