Jeep apresenta Wrangler elétrico com 650 cv

Jeep Wrangler Magneto 3.0

Entre sete novos protótipos, destaque ainda para o “restomod” eletrificado de um Cherokee clássico.

Aproveitando a 57ª edição do evento Easter Jeep Safari, que junta cerca de 20 mil fãs da marca no Moab (no Utah, EUA), foram apresentados sete novos protótipos. Este ano há predominância de modelos eletrificados: três híbridos plug-in e um 100% elétrico.

Entre estas sete propostas, a maior de todas, pelo menos em tamanho, é seguramente o Grand Wagoneer Overland. Este estudo acrescenta um tejadilho Skyloft, uma espécie de tenda para duas pessoas, acessível a partir do interior, uma vez que é colocado por cima do teto de abrir. Aqui, o modelo prescinda da última fila de bancos, recebendo um piso típico de uma caixa de carga de uma pick-up. A isso junta pneus maiores de 35 polegadas e recebe uma suspensão elevatória, para facilitar aventuras fora de estrada.

Um dos protótipos mais intrigantes é uma conversão de um Cherokee SJ de 1978 num híbrido plug-in. Para o efeito, foi aproveitado o sistema 4xe de um Wrangler Rubicon, que combina um bloco 2.0 de quatro cilindros turbo com dois motores elétricos. Há ainda uma caixa automática de oito velocidades ligada a uma caixa de redutoras. Traz também pneus de 37 polegadas e jantes de 17 polegadas. O “restomod” recebeu uma pintura retro em amarelo com riscas laranja.

Igualmente a piscar o olho ao passado está o Scrambler 392, que remete para o modelo originalmente lançado em 1981. Debaixo do capot está um motor V8 6.4 Hemi utilizado no Wrangler Rubicon. Aliás, a base para esta reinterpretação do clássico “off-roader” foi um Wrangler de quatro portas, embora o resultado final não tenha qualquer porta, além de painéis personalizados em fibra de carbono. Os arcos das rodas são mais largos, os para-choques são mais leves e foi incluídas uma suspensão pneumática, além de pneus de 40 polegadas.

A estrela deste ano é o Wrangler Magneto 3.0, uma nova versão do Wrangler elétrico que vem equipado com um motor elétrico que pode ter entre 285 e 650 cv. Este novo modelo conta com um sistema de regeneração de dois níveis, que pode ser desligado para uma condução normal ou para recuperar energia durante a travagem. A isso acrescenta um renovado “Hill descent control”, agora equipado com tecnologia “one-pedal”. Visualmente, realce para o reposicionamento do pilar B, para facilitar a inclusão de um arco de segurança personalizado, para o para-brisas 12 graus mais atrás e para um novo esquema de cores.

Outra das novidades é o Gladiator Rubicon Sideburn, que traz uma nova caixa de carga e novas zonas para armazenamento de líquidos. A isso alia uma nova proteção da grelha, um novo banco rebatível e 11 luzes LED amovíveis no tejadilho. Realce também a estrutura protetora com barras em aço e fibra de carbono entre a caixa de carga e a cabina, novas zonas de arrumação e novas meias-portas. Este concept funciona ainda como um exercício de novas decorações do interior, maior altura ao solo e contempla novos pneus de 37 polegadas.

Os dois últimos protótipos têm por base o Wrangler. O primeiro, chamado Rubicon 4xe Departure, apela a um lado mais aventureiro e recebe um conjunto de acessórios Jeep Performance: com portas com estrutura tubular, vãos planos, proteção tubular da grelha, luzes auxiliares em LED no tejadilho que podem girar quando o para-brisas está dobrado, além de luzes auxiliares nos quatro cantos do carro. Atrás, a zona de armazenamento do pneu suplente pode mudar de posição de acordo com o volume de carga. O interior tem também várias zonas de armazenamento. Este modelo tem também maior altura ao solo e pneus de 37 polegadas.

Por fim, há o Wrangler 4xe Rubicon feito com base no Tuscadero de 2021, pintado de rosa. Este modelo acrescenta apontamentos em preto nalgumas zonas e conta com decorações específicas no capot. Destaque para a suspensão pneumática ajustável igual à do Scrambler 392 e para os pneus de 37 polegadas e jantes pretas de 17 polegadas.

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