Facelift do Renault Clio traz versão Esprit Alpine

Renault Clio facelift

Renovação do utilitário francês contempla importantes alterações por dentro e por fora.

A Renault atualizou a quinta geração do Clio. Visualmente, há importante mudanças a apontar, especialmente na dianteira, onde marcam presença faróis mais afilados e uma grelha maior com padrão axadrezado. As luzes diurnas continuam assumem a forma de uma metade do símbolo da marca francesa, com um acabamento cromado. Atrás, há novos farolins translúcidos e um difusor que pode assumir até seis desenhos diferentes, dependendo do nível de equipamento selecionado. Novidade é também a nova versão de topo Esprit Alpine, em substituição do RS Line. É possível escolher em toda a gama entre cinco desenhos de jantes até 17 polegadas de tamanho, todas com o logótipo em alumínio escovado. As versões Esprit Alpine e Techno recebem uma antena barbatana de tubarão. Entre as cores exteriores é possível optar entre o Arctic White, Platinum Gray, Black Pearl Black, Iron Blue, Decir Red, Valencia Orange, e a nova Rafal Gray, com três camadas de tinta.

Por dentro, realce para a utilização de materiais sustentáveis. Em vez de revestimentos em couro, agora é possível escolher apenas o TEP, um material com combina elementos orgânicos e fibras de poliéster. No Esprit Alpine há direito a bancos dianteiro com um desenho mais desportivo e apoio lombar suplementar. A nível de tecnologia, o painel de instrumentos digital pode ter entre 7 e 10 polegadas, e o ecrã central tátil oscila entre 7 e 9,3 polegadas. O sistema de infotainment projetado suporta Wireless Android Auto e Apple Carplay, navegação embutida, câmara de 360 graus e 20 sistemas de auxílio à condução (com destaque para o cruise control adaptativo com função stop & go, além de condução semiautónoma de nível 2).

A oferta de motores inclui os já conhecidos 1.0 de três cilindros com 65 cv e 95 Nm com caixa manual de cinco velocidades na base da gama, o 1.0 turbo com 90 cv e 160 Nm com caixa manual de seis, além do E-Tech Full Hybrid que combina um motor 1.6 de quatro cilindros naturalmente aspirado com uma dupla de motores elétricos e uma bateria de 1,2 kWh, para um débito conjunto de 145 cv. Existe ainda uma versão “mil” turbo a operar a CNG que promete mil quilómetros de autonomia e oferece 170 Nm de binário máximo às 2000 rpm. Nalguns mercados manter-se-á disponível o Diesel 1.5 Blue dCi de 100 cv e 260 Nm acoplado a uma caixa manual de seis relações.

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