Radford vai levar a Pikes Peak modelo com 700 cv

Radford Type 62-2 Pikes Peak Edition

Atrás do volante do modelo de competição estará Tanner Foust.

A Radford começou por ser um distribuidor da Rolls-Royce e da Bentley, mas evoluir para carroçador no final dos anos 1940. Duas décadas depois, o emblema britânico virou-se para a conceção de versões de luxo de modelos da Mini. Mais recentemente, há cerca de dois anos, a Radford foi relançada com a ajuda do antigo campeão do mundo de F1, Jenson Button, juntamente com o apresentador de TV, Ant Anstead, e pelo advogado Roger Behle. O primeiro modelo de produção foi o Type 62-2, apresentado em 2021, que agora terá uma adaptação para a edição deste ano de Pikes Peak.

Esta versão de competição que ostentará o #4 foi alvo de significativas modificações face ao modelo de estrada. Para começar, o chassis em alumínio foi substituído por uma base monocoque feita de material compósito, 23 cm mais larga. A isso junta novos subschassis à frente e atrás, além de uma nova geometria da suspensão e uma nova zona inferior da carroçaria. O construtor apostou também em elementos aerodinâmicos específicos em fibra de carbono, de modo a incrementar a “downforce” a velocidades mais elevadas. A isso alia travões AP Racing com discos em carbono e pinças novas.

O motor é um V6 3.5 com compressor, contudo a gerar cerca de 700 cv (mais 100 cv face ao modelo de estrada, na versão JPS), que são enviados para o eixo posterior através de uma caixa sequencial com patilhas no volante. O motor funcionará com óleo Mobil1 especialmente adaptado à altitude. Registando apenas 861 kg na balança (sensivelmente menos 200 kg que o “road legal”), esta Pikes Peak Edition anuncia 0-100 km/h em 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 257 km/h. Há cerca de 70 componentes concebidos com recurso à impressão 3D e uma bateria mais leve. A decoração exterior é a John Player Special, similar ao F1 de Ayrton Senna de 1986.

Aos comandos do Radford na rampa do Colorado no próximo mês de junho estará o piloto Tanner Foust.

Deixe um comentário

*