Audi prepara RS3 mais “extremo” de sempre

Audi RS3

Motor 2.5 de cinco cilindros turbo deverá despedir-se numa versão mais potente que a Performance Edition.

A Audi está a preparar uma versão mais potente do motor 2.5 de cinco cilindros em linha. Segundo admitiu à Autocar o responsável máximo da Audi Sport (que celebra 40 anos de existência), este motor, cujo débito de potência será acima dos 407 cv e 500 Nm disponíveis na versão Performance Edition, não contará com qualquer tipo de eletrificação.

A julgar pelas afirmações de Sebastian Grams, a prioridade será utilizar este motor numa versão mais “extrema” do desportivo compacto RS3, disponível no formato hatchback e berlina, sobretudo agora que o TT será descontinuado. Contudo, este motor deverá também surgir na dupla RS Q3/RS Q3 Sportback. Esta nova “encarnação” do motor de cinco cilindros deverá aproximar-se dos valores do concorrente direito Mercedes-AMG A45, de 421 cv.

Ainda assim, é preciso lembrar que este bloco TFSI já chega aos 500 cv no “supercarro” Donkervoort D8 GTO F22, o que significa que ainda tem potencial por explorar na gama dos quatro anéis, até ao fim do desenvolvimento de novos motores térmicos, previsto para 2026.

Recorde-se que a Audi começou a produzir motores de cinco cilindros em 1976, através da berlina 100 que foi lançada com 114 cv, embora estes tenham feito furor sobretudo no Sport Quattro, no S1 e no S2.

Deixe um comentário

*