Everrati revela elétrico inspirado no Porsche 911 ST

Porsche 911 G-Series by Everrati

Coupé influenciado pelo clássico da década de 1970 tem 440 cv e autonomia até 322 km.

A G-Series é a mais prolífera do Porsche 911, tendo vendido quase 200 mil unidades entre 1973 e 1989. Agora, a Everrati, uma empresa britânica especialista na conversão de clássicos em carros elétricos, que já trabalhou com o Defender e o Range Rover mas também com o Ford GT40 ou com o Mercedes W113 SL Pagoda, entre outros, decidiu reinventar o coupé de Zuffenhausen. Mais concretamente, inspirou-se no ST, uma edição produzida entre 1970 e 1971, que deu muito boa conta de si em adaptações para corridas de resistência em Daytona, Sebring, Nürburgring e no Targa Florio.

Contudo, para o efeito a Everrati prescindiu do motor 2.0 e 2.4 arrefecido a ar disponível na altura (que chegava a um máximo de 270 cv) trocando-o por um motor elétrico. A grande diferença é que o novo modelo chega aos 440 cv, debitados no eixo posterior com a ajuda de um diferencial autoblocante. Isto permite-lhe acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos. Além disso, a bateria de 60 kWh de capacidade possibilita um alcance máximo superior a 322 km. A acompanhar, está a capacidade para efetuar carregamentos rápidos, ar condicionado, direção eletricamente assistida e compatibilidade com o sistema Apple Carplay. As especificações incluem ainda, em opção, uma suspensão adaptativa e o sistema Tractive, que aumenta o conforto e reduz o rolamento da carroçaria.

Para desenvolver este projeto, a Everrati uniu-se à RS Werks, um especialista em restauro e preparação de modelos da Porsche sediado na Pennsylvania, nos EUA. Uma das prioridades do projeto foi manter o peso o mais próximo possível do modelo original, inferior a 1 tonelada. Outro objetivo era manter a distribuição de peso semelhante à do 911 ST – um modelo que a Porsche deverá “recuperar” ainda este ano, no âmbito das comemorações do seu 75º aniversário. Este novo 911 ST, que deverá ser mostrado a 8 de junho, poderá ser a versão mais leve até à data do 992, contando com um motor 4.0 de seis cilindros herdado do GT3.

Deixe um comentário

*