Honda vai regressar à F1 em parceria com a Aston Martin

Honda e Aston Martin estarão juntas na F1 a partir de 2026

Japonês fornecerão motores à equipa britânica a partir de 2026.

A Honda abandonou a Fórmula 1 no final da temporada de 2021, mas vai regressar em 2026 – altura em que entrarão em vigor os novos regulamentos. Contudo, o construtor nipónico mudou de parceiro no fornecimento de motores: em vez da Red Bull e da Toro Rosso, terá como aliado a Aston Martin.

Em comunicado, a Honda diz que este regresso à competição mais mediática do mundo, ajudará a marca a atingir o objetivo da neutralidade carbónica – estipulado até 2030. Os responsáveis da marca admitem que os novos regulamentos contribuirão para o desenvolvimento de novos modelos de estrada, cuja gama se encontra neste momento em fase de transição para a eletrificação total.

Além disso, os japoneses dizem que o objetivo é que a Aston Martin lute pelo título em cerca de cinco anos, após o início desta joint-venture. Recorde-se que na temporada de 2022, os pilotos da equipa britânica terminaram em 12º e 15º na classificação geral. Contudo, este ano a Aston Martin tem tido outra visibilidade, com a entrada do experiente Fernando Alonso, com presenças assíduas no pódio, logo atrás da dupla da Red Bull.

A partir de 2026, os sistemas propulsores utilizados na F1 continuarão a ser híbridos, feitos com base em motores V6 1.6 turbo, embora 50% da sua potência terá de ser elétrica (quando hoje é de 20%). Além disso, utilizarão combustível 100% de origem sintética.

Deixe um comentário

*