Protótipo elétrico recupera o espírito do Mercedes C111

Mercedes-Benz Vision One-Eleven Concept

Vision One-Eleven Concept tem portas com abertura asa de gaivota e motores axiais.

Datado de 1970, o experimental C111 é um dos modelos mais marcantes da Mercedes-Benz. Agora, a marca alemã resolveu homenagear este ícone limitado a 16 unidades através do elétrico futurista Vision One-Eleven Concept, que conta com as mesmas formas aerodinâmicas, portas com abertura asa de gaivota (igualmente reminiscentes do 300SL de 1954) e estrela no capot. Além disso, este mero exercício de estilo, desenhado e construído no International Design Center em Carlsbad, na Califórnia (EUA), conta com a frente oval com três entradas de ar em cada canto, grelha pixelizada, lábio preto em fibra de carbono de grandes dimensões, além de farolins circulares e um difusor traseiro agressivo. Neste modelo com 4600 mm de comprimento há ainda entradas de ar no capot similares às do protótipo de 1970, assim como um esquema de cores laranja e preto. O para-brisas tem uma inclinação num ângulo de 70 graus. Por sua vez, as soleiras em fibra de carbono, combinadas com elementos em forma de “lâmina” permitem a dissipação do vento, canalizando o ar para arrefecer os motores na traseira. As jantes são de 22 polegadas com medida 275/35 à frente e de 315/30 atrás.

O novo projeto de hipercarro elétrico de dois lugares tem um habitáculo inspirado na competição e motor com tecnologia inovadora criada pelos britânicos da Yasa. Este “one-off” conta com dois motores traseiros de fluxo axial, de dimensões compactas, com um terço do peso dos motores de fluxo radial utilizados pela Mercedes na sua atual família de veículos elétricos EQ, além de terem uma densidade energética 66% superior, segundo o fabricante. Neste Vision One-Eleven, as cavas das rodas salientes sugerem que os motores de fluxo axial estão colocados perto das rodas, com possivelmente quatro motores individuais que lhe conferem um total de 1000 kW (1300 cavalos de potência) – tudo isto apenas no plano teórico. O concept traz ainda uma bateria com células cilíndricas arrefecidas a líquido, com nova composição química desenvolvida pela divisão da F1 da Mercedes-AMG. Todas estas inovações tecnológicas serão, segundo o fabricante, aplicadas em futuros desportivos elétricos. Para já, não foi anunciada nem a potência nem a autonomia deste protótipo, apenas que promete elevar a mobilidade elétrica a outro patamar de performance e eficiência.

Por dentro, os bancos, revestido em couro e tecido em cinzento, laranja e branco, surgem presos ao piso do carro, sendo que os pedais, o volante em couro ao estilo de F1 e os bancos são ajustáveis ao estilo do Mercedes-AMG One. O grafismo pixelizado utilizado no exterior é também visível no tablier que conta com decoração em alumínio escovado, sendo que o condutor tem acesso a um ecrã central tátil projetando o sistema MBUX e com funções de realidade aumentada.

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