Motor rotativo da Mazda volta à produção 11 anos depois

Mazda MX-30 e-Skyactiv-R EV

Wankel regressa integrado num sistema “eletrificado” no MX-30 e-Skyactiv R-EV com 170 cv e 85 km de autonomia em modo elétrico.

A Mazda tem um historial de cerca de 2 milhões de carros com motor rotativo Wankel, que foram utilizados em desportivos como o RX-7 ou o RX-8. Agora, 11 anos após a sua última utilização, o construtor nipónico trouxe de volta o motor rotativo integrado num novo sistema. Desta vez, a escolha recaiu num sistema híbrido plug-in na versão e-Skyactiv R-EV do MX-30, que será lançado na Europa ainda este ano.

Este modelo, que já começou a ser produzido no Japão, vem complementar a gama do SUV até aqui disponível apenas numa opção 100% elétrica. Com 170 cv, o MX-30 e-Skyactiv R-EV opera essencialmente como um modelo “zero emissões” tendo o motor rotativo com 830 cc e 74 cv às 4700 rpm o papel de extensor de autonomia, fornecendo potência extra quando é necessário. A bateria de 17,8 kWh de capacidade permite uma autonomia até 85 km em modo elétrico. O alcance total estimado é de 600 km (bem mais do que os 200 km anunciados para o MX-30 elétrico).

O novo sistema Wankel é cerca de 15 kg mais leve face ao motor de rotor duplo Renesis utilizado no RX-8. A isso alia ainda um sistema mais avançado de injeção direta e de recirculação e gases de escape.

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